E finalmente temos o primeiro híbrido importado oficialmente no país, uma versão do belíssimo Classe S mais recente. Infelizmente um modelo desta faixa de preço está longe de alcançar presença expressiva nas ruas, mas o importante é que pelo menos um modelo assim já se vende por aqui – a tendência é que cada vez mais fabricantes decidam trazer seus híbridos, em que as boas vendas vão ser papel essencial para que cheguem modelos em maior variedade e de menor preço.
O modelo é nada menos que o topo-de-linha da Mercedes-Benz. Então ainda que o S400 seja uma versão intermediária, já podemos imaginar os metros que mede sua lista de itens de série. Mas neste carro os holofotes estão sobre os dois motores: um V6 3.5 de 279 cv já usado em outros modelos da marca, aliado a um elétrico de 20 cv. O interessante é que o S400 os usa ao contrário da maioria dos híbridos: o elétrico fornece força extra em situações de acelerações fortes e de uso em estrada, enquanto na cidade é o V6 que entra em ação quase sempre sozinho.
Já os momentos “ociosos” ele preenche como gerador para as próprias baterias, coletando energia nas frenagens. E não poderia faltar também o sistema Start & Stop, que desliga o motor quando o carro pára, para voltar a ligar quando o motorista abandona o pedal do freio. Toda essa atuação é cuidadosamente regulada pela central eletrônica do modelo, que também gerencia funções como o controle de tração. Segundo a Mercedes, num ciclo de vida comum o modelo consegue emitir 18% a menos de CO2 comparado com o S350 de mesmo motor.
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