O CrossFox foi o primeiro representante da Volkswagen no segmento de aventureiros urbanos. A receita de equipar o pequeno Fox com acessórios que emulam características off-road foi seguida à risca pela marca alemã, que não tem do que reclamar do sucesso de seu compacto. Mas quem acha o preço do CrossFox salgado demais (que começa em mais de 45 mil reais) ou não gosta do estilo do carro agora tem uma nova opção: o Gol Rallye.
A marca afirma que o Gol Rallye é uma versão com características que remetem ao mundo da aventura, mas com uma boa dose de esportividade. A dianteira é praticamente idêntica a da Saveiro Cross. Os faróis têm máscara negra e a parte inferior do para-choque recebeu um aplique de plástico, com direito a uma régua prateada logo abaixo da grade frontal pintada de preto e um par de faróis auxiliares.
De lado, notam-se as faixas com o nome da versão coladas na parte inferior das portas, que combinam com as molduras dos para-lamas em plástico preto. A traseira completa o visual com um aerofólio tingido de preto, faixas decorativas na tampa do porta-malas e um aplique prateado na parte inferior do para-choque. A suspensão foi elevada em 28 milímetros e os pneus são da medida 205/55 R15. A VW afirma que foram realizadas mudanças nos amortecedores e molas, além da adoção de uma barra estabilizadora com maior diâmetro. O eixo traseiro foi substituído por uma peça com maior rigidez.
O interior não tem mudanças visuais significativas, embora o acabamento em um tom de tecido mais escuro nos bancos, painéis de porta e até no teto dê um toque diferenciado. O comprador pode optar pela boa transmissão manual de cinco marchas, de engates suaves e precisos, ou pelo câmbio automatizado I-Motion, comodidade indisponível no CrossFox. O motor é o conhecido EA-111 1.6 VHT flex, que gera 104 cv com etanol e 101 cv com gasolina.
Segundo números fornecidos pela VW, o Gol Rallye acelera de 0 a 100 km/h em 10,3 segundos e atinge a velocidade máxima de 182 km/h, sempre com etanol. Se o combustível for a gasolina, as marcas sobem para 10,6 segundos e 180 km/h, respectivamente. Com o câmbio I-Motion, o Gol parte da imobilidade e chega aos 100 km/h em 10,8 segundos com álcool e 11,1 segundos com gasolina. A velocidade máxima é a mesma da versão manual.
O Gol Rallye oferece, de série, itens como direção hidráulica, rodas de liga leve de 15 polegadas, abertura elétrica do porta-malas, trio elétrico, sensor de estacionamento traseiro, coluna de direção regulável em altura e profundidade e computador de bordo. A versão Rallye I-Motion adiciona computador de bordo com sete funções e, claro, a transmissão automatizada de cinco velocidades.
A lista de opcionais inclui ar-condicionado, freios com sistema anti-travamento (ABS), rádio CD Player com reprodução de arquivos em MP3, entrada auxiliar USB e entrada para cartão de memória SD Card e airbag duplo. O Gol Rallye sai por 40.370 reais, enquanto que a versão I-Motion poderá ser comprada por 43.030 reais.
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Wednesday, October 6, 2010
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