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Wednesday, October 26, 2011

Fenatran 2011 - Admirável mundo novo

Fotos: Luiz Humberto Monteiro Pereira/ Carta Z Notícias

Fenatran 2011 - Admirável mundo novo
No embalo do Proconve 7, mercado brasileiro de caminhões exibe renovação generalizada na Fenatran 2011



por Luiz Humberto Monteiro Pereira

Auto Press




Nunca se viu uma Fenatran assim. Na 18ª edição do salão internacional do transporte, realizada de 24 a 28 de outubro em São Paulo, ocorreu um “engarrafamento de novidades”. Muito por conta da implantação do Proconve 7, que padroniza os níveis de emissões de poluentes de acordo com a norma europeia Euro 5 e que ocorrerá a partir de 1º de janeiro de 2012. Para se adequar à nova regulamentação anti-poluição, todas as marcas tiveram de promover mudanças em suas linhas de motores. A maior parte optou pelo sistema SCR, onde o tratamento de emissões é feito com a injeção de Arla 32 – um aditivo à base de amônia – no sistema de escape antes do catalizador. Outras optaram pelo sistema EGR, onde ocorre uma recirculação forçada dos gases de exaustão no catalisador.




Se os sistemas de adequação às novas normas de emissões variam, em termos de marketing a decisão foi uma só. Todas as marcas decidiram aproveitar a implantação do Proconve 7 para reformular suas linhas. E muitos anunciaram investimentos industriais. Foi o caso de MAN/Volkswagen, Mercedes-Benz, Volvo, Ford, Agrale e International – que volta a vender no Brasil os modelos que produz na cidade gaúcha de Caxias do Sul. Alguns “players” globais do setor usaram o principal evento de transporte na América Latina ­– e um dos cinco maiores do mundo – para anunciar seus desembarques no Brasil. Entre as “novatas”, duas optaram por instalar fábricas no Paraná – a holandesa DAF em Ponta Grossa e a chinesa Sinotruck em Curitiba. Já as chinesas Foton e a Schacman ainda não definiram o local de suas unidades industriais nacionais.



Na briga entre as alemãs MAN e Mercedes-Benz pela liderança do mercado brasileiro, as estratégias revelam semelhanças e diferenças. A MAN anunciou o investimento de R$ 1 bilhão na ampliação de sua fábrica de Resende, no Sul do estado do Rio de Janeiro. Além da expansão da capacidade produtiva, a empresa, que produz caminhões e ônibus da marca Volkswagen, passa a fabricar no Brasil também modelos da marca MAN. Os caminhões da marca Volkswagen receberam um pacote de reformulações denominado Advantech, com mudanças nas cabines e novos dispositivos eletrônicos. Os modelos MAN e Volkswagen terão motores com opção dos sistemas de redução de emissões, EGR ou SCR. Atenta à movimentação da concorrência, a Mercedes-Benz anunciou investimentos de R$ 1,5 bilhão até 2013 para aumentar a produção – o que inclui a conversão da fábrica de Juiz de Fora, na Zona da Mata mineira, para produzir os extrapesados Axor e os leves Accelo. Os outros modelos saem de São Bernardo do Campo, no ABC Paulista. A nova linha de motores da marca da estrela de três pontas foi batizada de Bluetec 5 e adota a tecnologia de redução de emissões SCR.



Com foco nos semipesados e pesados, a sueca Volvo já tinha apresentado os modelos 2012 das linhas FH, VM, FM e FMX. Além do sistema SCR de redução de emissões, todos os motores ganharam 20 cv de potência e os da linha F ainda contam com a opção da caixa automatizada I-Shift, que em 2012 começa a ser produzida no Brasil. Já sua compatriota Scania – que também atua nos mesmos segmentos –,  finalmente traz para o Brasil sua plataforma mundial de motores, com novos 9 litros e 13 litros substituindo os antigos de 9, 11 e 12 litros. Com um espectro de modelos mais amplo, a italiana Iveco anunciou que todos os seus caminhões pequenos, médios, semipesados e pesados – que serão apresentados ao longo de 2012 – receberão o “sobrenome” Ecoline e diversas alterações em cabines, interiores, chassis, suspensões e sistemas elétricos. O primeiro modelo Ecoline a chegar ao mercado será o novo extrapesado Stralis Active Space, que agora é o maior caminhão da marca.



Também disposta a atuar em todos os segmentos, a Ford Caminhões avisou que não vai ficar por muito tempo fora dessa briga dos extrapesados – hoje atua na faixa dos pesados, semipesados, médios e pequenos. A marca norte-americana, que lançou a linha Cargo 2012 em março, aproveitou para apresentar os novos motores Euro 5, todos com tecnologia SCR. E ainda anunciou um investimento de R$ 455 milhões até 2015. Outra que também pretende ingressar em breve em um novo segmento – o de pesados – é a gaúcha Agrale, que atualmente produz apenas modelos pequenos e médios.



Em meio a tantos “grandalhões”, a sul-coreana Hyundai trouxe seu novo caminhão pequeno HD 78, produzido em Goiás, enquanto a chinesa Changan – que acaba de abandonar a marca Chana – mostrou na Fenatran a sua linha de caminhões MiniStar e Star. São pequenos utilitários para transportes de carga e passageiros, com motores 1.0 e 1.3 litro – o  mesmo segmento disputado pela também chinesa CN Auto com sua linha Towner. Mas dava para ser menor que isso, tanto que a Fiat exibiu na Fenatran o conceito novo Uno Furgão. O pequeno veículo comercial tem tudo para ser lançado em breve. E deve apressar a aposentadoria do veterano compacto Fiorino Furgão, que – embalado pelo bom custo/benefício – continua a venda e também “marcou ponto” na Fenatran.



Destaques da Fenatran 2011





Agrale 14.000 - A Agrale exibiu sua linha de caminhões – 6.500, 8.700, 10.000 e 14.000 – com os novos motores Euro 5 produzidos por Cummins e MWM. Atualmente o maior caminhão da marca gaúcha é o médio 14.000 e a versão 6X2 é o única da Agrale com terceiro eixo original de fábrica. É equipado com um motor MWM MaxxForce 4.8 de 190 cv, com sistema SCR. Tem duas opções de entre-eixos: 6.024 mm e 4.784 mm.




Changan MiniStar CE- A marca chinesa, agora de nome novo, faz foco no transporte urbano das grandes cidades. O caminhãozinho com cabine extendida MiniStar CE é importado da China com motor 1.0 a gasolina de apenas 53 cv, tração traseira e capacidade para até 1 mil kg.




DAF XF - A holandesa DAF, controlada pela norte-americana Paccar, confirmou sua entrada no Brasil e anunciou que sua fábrica ficará num terreno de 2 milhões de m2 na cidade de Ponta Grossa, no Paraná, próximo ao Porto de Paranaguá. A inauguração está prevista para 2013. O investimento inicial é de US$ 200 milhões e lá serão montados os modelos LF, CF e XF  O maior deles é o pesado XF105, movido por um motor Paccar MX340 de 12,9 litros e seis cilindros e 340 cv, acoplado a um câmbio manual ZF de 16 velocidades. A bordo, beliche para duas pessoas na espaçosa e requintada cabine Space Cab.




Fiat Uno Furgão - A Fiat aproveitou o evento de caminhões para apresentar um pequeno utilitário conceito: o novo Uno Furgão. Não deve demorar a ser lançado. A versão para transporte de cargas do compacto vem com os vidros traseiros pintados e traz uma grade separando a primeira fileira de bancos da parte traseira, onde os bancos foram retirados e tudo se tornou espaço útil para cargas leves.




Ford Cargo 1932 Shelby Truck - O Shelby Truck é um cavalo-mecânico novo Cargo 1932 com visual esportivo, criado para “enfeitar” o estande da Ford e mostrar as possibilidades de customização da linha Cargo. Tem pintura especial na cor laranja e faixas pretas inspiradas no Mustang Shelby. Além do chassi todo carenado, traz spoilers na traseira e no teto, escapamento esportivo com dois tipos de ronco, freios a disco duplo ventilado, suspensão rebaixada e pneus de perfil baixo. O interior leva revestimento na cor preta, bancos esportivos tipo concha, volante esportivo e tapetes bordados. O motor é um Cummins com tecnologia SCR de 416 cv e transmissão sincronizada, com 13 velocidades.




Hyundai HD78 - Produzido na cidade goiana de Anápolis, o mais novo caminhão da Hyundai no Brasil tem peso bruto total de 7.800 kg. O motor diesel é um FPT de 3.0 litros, quatro cilindros, turbo-intercooler e comom-rail, com 155 cv de potência. O câmbio é manual de cinco velocidades e o preço anunciado – um dos raros em todo o evento – é R$ 95 mil.




International 9.800i - A Navistar América do Sul, sucursal da empresa norte-americana que produz caminhões da marca International na serra gaúcha, volta ao mercado nacional com os modelos 9.800i e DuraStar, com motores MWM e Cummins com tecnologia Euro 5 com sistema SCR. O modelo 9800i, que inaugura esse relançamento da marca por aqui ,vem com motor Cummins ISM de 11 litros, com tecnologia SCR, de 416 cv. A transmissão é sincronizada, da Eaton, com 13 velocidades. Com teto alto e suspensão a ar de série, o cavalo-mecânico tem atualmente índice de nacionalização de 60%.




Iveco Stralis Active Space - O extrapesado é maior e mais potente que o Stralis atual. A motorização FPT de 13 litros e seis cilindros em linha tem opções de 440 cv, 480 cv 560 cv de potência, todas com câmbio automatizado ZF de série. Toda a linha Stralis usa a tecnologia de redução de emissões SCR e, segundo a Iveco, os novos caminhões estão até 7,5% mais econômicos na linha Ecoline.




MAN TGX  33.440 - O extrapesado é o primeiro veículo da marca MAN produzido no Brasil. Até agora, apenas caminhões e ônibus da marca Volkswagen eram produzidos na fábrica de Resende, no Sul do estado do Rio de Janeiro. O motor D26 do MAN TGX tem 12,4 litros, seis cilindros e 440 cv de potência, com transmissão automatizada TipMatic de 16 velocidades.




Mercedes-Benz Actros - Referência estilística de toda a linha Mercedes-Benz, o maior caminhão da marca no Brasil começa a ser produzido em 2012 na cidade mineira de Juiz de Fora – de onde também sairá a linha leve Accelo. Traz os novos motores Bluetec 5 – com tecnologia de redução de emissões SCR – de 456 cv na versão 2646 6X4 e de 435 cv na versão 4844 8X4, ambos conjugados ao novo câmbio automatizado PowerShift 2, com sensor de inclinação de via.




Scania V8 Highline R620 - A linha “top” V8 da Scania continua com motorização de 15,6 litros – são os maiores e mais potentes motores de caminhão comercializados no Brasil. Tem opções de 560 cv e 620 cv. Toda a linha da marca sueca usa a tecnologia de redução de emissões SCR e há a opção da caixa automatizada OptiCruise.




Volvo FH - Com motores de 13 litros com tecnologia SCR, a linha FH tem a missão de ajudar a defender a liderança da marca sueca no segmento de pesados. Passa a oferecer quatro diferentes potências: 420 cv, 460 cv, 500 cv e 520 cv. O câmbio automatizado I-Shift, que em 2012 será produzido na fábrica de Curitiba, é opcional para toda a linha. A linha FH 2012 também ganhou um novo eixo traseiro sem redução nos cubos, feito com uma carcaça fundida, para aumentar a durabilidade.
18a. FENATRAN - Salão Internacional do Transporte

Data
: de 24 a 28 de Outubro de 2011

Horário: 13h às 21h

Local: Pavilhão de Exposições do Anhembi - Av. Olavo Fontoura, 1.209 - São Paulo

www.fenatran.com.br


Fonte: motordream

Disponível no(a):http://motordream.uol.com.br

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