Um dos carros que saiu de linha ainda jovem nos últimos tempos foi o Chevrolet Vectra GT - modelo que teria tudo para ser marcante, não fosse alguns erros que a GM cometeu ao longo de sua carreira.
Verdade que o Vectra GT era bonito - a traseira era realmente igual à do Opel Astra C europeu, mas o atraso do lançamento de quase quatro anos em relação ao modelo do Velho Continente não pegou bem. A frente era a mesma do Vectra Sedan, exceto pelos faróis de máscara negra.
O nome "GT" foi adotado para trazer um ar mais esportivo ao hatchback, embora seu motor fosse o mesmo 2.0 FlexPower de 128 cavalos com álcool já utilizado em Astra, Vectra e Zafira - sua performance era ligeiramente pior que a do Astra. E, como não bastasse ter um desempenho apenas razoável, seu consumo de combustível era muito elevado, especialmente com combustível de origem vegetal. Mesmo assim, a Chevrolet o apresentava praticamente como um esportivo, como se podia ver no comercial de lançamento, em setembro de 2007.
Verdade que o Vectra GT era bonito - a traseira era realmente igual à do Opel Astra C europeu, mas o atraso do lançamento de quase quatro anos em relação ao modelo do Velho Continente não pegou bem. A frente era a mesma do Vectra Sedan, exceto pelos faróis de máscara negra.
Vectra GT-X tinha rodas aro 17'', antena tipo "Shark" e spoiler lateral |
O nome "GT" foi adotado para trazer um ar mais esportivo ao hatchback, embora seu motor fosse o mesmo 2.0 FlexPower de 128 cavalos com álcool já utilizado em Astra, Vectra e Zafira - sua performance era ligeiramente pior que a do Astra. E, como não bastasse ter um desempenho apenas razoável, seu consumo de combustível era muito elevado, especialmente com combustível de origem vegetal. Mesmo assim, a Chevrolet o apresentava praticamente como um esportivo, como se podia ver no comercial de lançamento, em setembro de 2007.
Lesbianismo?
A título de curiosidade, apenas dez unidades dos Vectra GT-X ganharam a pintura especial alaranjada. Ou nove, excluindo este batido...
O Vectra GT possuía as versões de acabamento GT, de entrada, e GT-X, topo de linha, ambas com o mesmo motor 2.0 que, puxando pela origem, é semelhante ao do Monza. O modelo GT-X trazia de série bancos de couro, computador de bordo, freios ABS, rodas aro 17" (16" no GT) e CD Player com MP3, somando-se a ar-condicionado digital, direção hidráulica e air-bag duplo que já eram de série no GT. Foi o primeiro carro nacional a trazer GPS de série - na prática, o aparelho poderia não vir junto com o carro.
Vectra GT tinha rodas aro 16'' mais recatadas, mas a máscara negra vinha de série |
Painel de instrumentos sem agressividade |
Para levantar o astral na época do lançamento, a Batistinha Garage preparou, a pedido da Chevrolet, duas unidades tunadas do Vectra GT-X: Black Top e Attitude, sendo que o primeiro vinha com pintura de teto negra (tendência que ainda não havia se difundido em 2007), eliminação de cromados e alguns frisos, enquanto o Attitude tinha saída de ar lateral como no Omega, maçanetas do Astra (!) e dupla ponteira central.
O Vectra GT começou bem em vendas, mas não conseguiu manter o fôlego em todo o ano de 2008. A Chevrolet já concluía o face-lift do Vectra Sedan e não poderia deixar o hatchback de fora da atualização. E ela chegou em março de 2009.
O Vectra GT começou bem em vendas, mas não conseguiu manter o fôlego em todo o ano de 2008. A Chevrolet já concluía o face-lift do Vectra Sedan e não poderia deixar o hatchback de fora da atualização. E ela chegou em março de 2009.
Vectra GT-X ganhava instrumentos exclusivos |
As alterações foram poucas, mas deram um ar mais jovem ao Vectra GT, que ficou ainda mais parecido com o Astra C europeu - que já estava saindo de linha em 2009. O para-choque ficou mais agressivo, com a grade tocando os faróis. Os piscas, antes quadrados e no meio do para-lama, migraram para os retrovisores em todas as versões. As rodas do GT permaneceram com o mesmo design, o que não ocorreu com o novo GT-X, que ainda ganhou o "sobrenome" Remix, como nas músicas eletrônicas.
Enquanto Mau Mau, Propulse e The Twelves remixavam o sucesso do A-ha, Take On Me, a Chevrolet remixava o motor 2.0, sucesso nos anos 1980 sob o Monza. Coerente, não? |
A "cor-conceito" da segunda fase do Vectra GT-X foi a Azul Arian, da linha OPC, da Opel. Foram 500 modelos pintados nessa cor. A Chevrolet aproveitou o face-lift para ajustar a suspensão e aumentar a potência do GT, que passou a produzir 133/140 cavalos, com mudanças no motor (balancins roletados, coletor de admissão, etc.). De fato, o Vectra andava mais e poluia e consumia menos. A GM não perdeu a oportunidade e montou uma série de vídeos com as "emoções" dos DJs no banco do passageiro do Vectra Remix, além de disponibilizar no site um game, onde podia-se controlar o carro pelas setas ou com um anúncio que simulava o volante do GT-X, captado por uma webcam, tudo ao som dos remixes.
O Vectra GT, na época, vendia menos da metade do Astra. Com a renovação praticamente total que a GM está fazendo, Vectra, GT e Astra foram vitimados praticamente de uma vez. E, se o modelo Sedan teve direito à versão Collection para garantir uma despedida decente, o Vectra GT deu, timidamente, seu adeus, no dia 28 de junho de 2011.
Última atualização do Vectra foram as rodas de aro 17" |
Detalhes do Chevrolet Vectra GT
MOTOR Quatro tempos, quatro cilindros em linha, transversal, duas válvulas por cilindro, SOHC, FlexPower, 1998 cm³
CÂMBIO Manual de cinco velocidades ou automático de quatro velocidades
TRAÇÃO Dianteira
DIREÇÃO Assistência hidráulica, por pinhão e cremalheira
COMPRIMENTO 4,28 metros
ALTURA 1,47 metro
LARGURA 1,75 metro
ENTRE-EIXOS 2,61 metros
PORTA-MALAS 345 litros
PESO 1223 quilos
TANQUE 52 litros
SUSPENSÃO Dianteira independente, tipo McPherson/Traseira com eixo de torção
FREIOS Discos na dianteira/Tambores na traseira
CÂMBIO Manual de cinco velocidades ou automático de quatro velocidades
TRAÇÃO Dianteira
DIREÇÃO Assistência hidráulica, por pinhão e cremalheira
COMPRIMENTO 4,28 metros
ALTURA 1,47 metro
LARGURA 1,75 metro
ENTRE-EIXOS 2,61 metros
PORTA-MALAS 345 litros
PESO 1223 quilos
TANQUE 52 litros
SUSPENSÃO Dianteira independente, tipo McPherson/Traseira com eixo de torção
FREIOS Discos na dianteira/Tambores na traseira
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