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Saturday, October 1, 2011

História dos Automóveis: Chevrolet Vectra GT


Um dos carros que saiu de linha ainda jovem nos últimos tempos foi o Chevrolet Vectra GT - modelo que teria tudo para ser marcante, não fosse alguns erros que a GM cometeu ao longo de sua carreira.

Verdade que o Vectra GT era bonito - a traseira era realmente igual à do Opel Astra C europeu, mas o atraso do lançamento de quase quatro anos em relação ao modelo do Velho Continente não pegou bem. A frente era a mesma do Vectra Sedan, exceto pelos faróis de máscara negra.

Vectra GT-X tinha rodas aro 17'', antena tipo "Shark" e spoiler lateral

O nome "GT" foi adotado para trazer um ar mais esportivo ao hatchback, embora seu motor fosse o mesmo 2.0 FlexPower de 128 cavalos com álcool já utilizado em Astra, Vectra e Zafira - sua performance era ligeiramente pior que a do Astra. E, como não bastasse ter um desempenho apenas razoável, seu consumo de combustível era muito elevado, especialmente com combustível de origem vegetal. Mesmo assim, a Chevrolet o apresentava praticamente como um esportivo, como se podia ver no comercial de lançamento, em setembro de 2007.



Lesbianismo?

A título de curiosidade, apenas dez unidades dos Vectra GT-X ganharam a pintura especial alaranjada. Ou nove, excluindo este batido...



O Vectra GT possuía as versões de acabamento GT, de entrada, e GT-X, topo de linha, ambas com o mesmo motor 2.0 que, puxando pela origem, é semelhante ao do Monza. O modelo GT-X trazia de série bancos de couro, computador de bordo, freios ABS, rodas aro 17" (16" no GT) e CD Player com MP3, somando-se a ar-condicionado digital, direção hidráulica e air-bag duplo que já eram de série no GT. Foi o primeiro carro nacional a trazer GPS de série - na prática, o aparelho poderia não vir junto com o carro.

Vectra GT tinha rodas aro 16'' mais recatadas, mas a máscara negra vinha de série
Painel de instrumentos sem agressividade

Para levantar o astral na época do lançamento, a Batistinha Garage preparou, a pedido da Chevrolet, duas unidades tunadas do Vectra GT-X: Black Top e Attitude, sendo que o primeiro vinha com pintura de teto negra (tendência que ainda não havia se difundido em 2007), eliminação de cromados e alguns frisos, enquanto o Attitude tinha saída de ar lateral como no Omega, maçanetas do Astra (!) e dupla ponteira central.


O Vectra GT começou bem em vendas, mas não conseguiu manter o fôlego em todo o ano de 2008. A Chevrolet já concluía o face-lift do Vectra Sedan e não poderia deixar o hatchback de fora da atualização. E ela chegou em março de 2009.

Curiosamente, a Chevrolet chegou a classificá-lo como compacto premium!
Vectra GT-X ganhava instrumentos exclusivos

As alterações foram poucas, mas deram um ar mais jovem ao Vectra GT, que ficou ainda mais parecido com o Astra C europeu - que já estava saindo de linha em 2009. O para-choque ficou mais agressivo, com a grade tocando os faróis. Os piscas, antes quadrados e no meio do para-lama, migraram para os retrovisores em todas as versões. As rodas do GT permaneceram com o mesmo design, o que não ocorreu com o novo GT-X, que ainda ganhou o "sobrenome" Remix, como nas músicas eletrônicas.

Enquanto Mau Mau, Propulse e The Twelves remixavam o sucesso do A-ha, Take On Me, a Chevrolet remixava o motor 2.0, sucesso nos anos 1980 sob o Monza. Coerente, não?

A "cor-conceito" da segunda fase do Vectra GT-X foi a Azul Arian, da linha OPC, da Opel. Foram 500 modelos pintados nessa cor. A Chevrolet aproveitou o face-lift para ajustar a suspensão e aumentar a potência do GT, que passou a produzir 133/140 cavalos, com mudanças no motor (balancins roletados, coletor de admissão, etc.). De fato, o Vectra andava mais e poluia e consumia menos. A GM não perdeu a oportunidade e montou uma série de vídeos com as "emoções" dos DJs no banco do passageiro do Vectra Remix, além de disponibilizar no site um game, onde podia-se controlar o carro pelas setas ou com um anúncio que simulava o volante do GT-X, captado por uma webcam, tudo ao som dos remixes.



O Vectra GT, na época, vendia menos da metade do Astra. Com a renovação praticamente total que a GM está fazendo, Vectra, GT e Astra foram vitimados praticamente de uma vez. E, se o modelo Sedan teve direito à versão Collection para garantir uma despedida decente, o Vectra GT deu, timidamente, seu adeus, no dia 28 de junho de 2011.

Última atualização do Vectra foram as rodas de aro 17"

Detalhes do Chevrolet Vectra GT

MOTOR Quatro tempos, quatro cilindros em linha, transversal, duas válvulas por cilindro, SOHC, FlexPower, 1998 cm³

CÂMBIO Manual de cinco velocidades ou automático de quatro velocidades

TRAÇÃO Dianteira

DIREÇÃO Assistência hidráulica, por pinhão e cremalheira

COMPRIMENTO 4,28 metros

ALTURA 1,47 metro

LARGURA 1,75 metro

ENTRE-EIXOS 2,61 metros

PORTA-MALAS 345 litros

PESO 1223 quilos

TANQUE 52 litros

SUSPENSÃO Dianteira independente, tipo McPherson/Traseira com eixo de torção

FREIOS Discos na dianteira/Tambores na traseira

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