tattoos

Wednesday, October 26, 2011

PSA Peugeot Citroën anuncia investimentos de R$ 3,7 bilhões para o Brasil até 2015

27/10/2011 Carros do Álvaro — Capacidade de produção da fábrica de Porto Real, no Rio de Janeiro, será duplicada e chegará a 300 mil unidades em 2015.

Brasília – A PSA Peugeot Citroën anunciou na quarta-feira (26/10) o plano de expansão da empresa no mercado brasileiro para os próximos quatro anos. A Fase 2 do programa de implantação do grupo automobilístico francês no país contará com investimentos totais de R$ 3,7 bilhões, destinados à unidade localizada em Porto Real, no Sul do estado do Rio de Janeiro, e também à ampliação de sua rede de distribuidores e pós-venda no território nacional. A cerimônia contou com a presença do ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel, do governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, e do presidente da PSA Peugeot Citroën Brasil e América Latina, Carlos Gomes. O montante se soma ao investimento de R$ 1,4 bilhão anunciado em março de 2010 para o período de 2010-2012. Este valor inicial foi completamente aplicado na expansão do grupo no Brasil antes do prazo previsto inicialmente.

O montante previsto permitirá a ampliação da capacidade de produção da fábrica de Porto Real dos atuais 150 mil veículos por ano para 300 mil unidades anuais. A produção de motores saltará de 280 mil unidades por ano para 400 mil propulsores anuais. O anúncio do grupo francês dá continuidade à estratégia de expansão das operações brasileiras iniciadas com a contratação de 800 novos funcionários para a unidade fluminense, atingindo a marca de 5 mil funcionários. Até 2015, serão 1.700 novos postos de trabalho diretos, ultrapassando a marca dos 7 mil empregados. " O Brasil quer atrair novas montadoras, mas também está incentivando a expansão das que já estão instaladas aqui ", afirmou o ministro Fernando Pimentel.

Além do aumento da produção, o investimento da PSA contempla o plano de fortalecimento da rede de concessionárias das marcas Peugeot e Citroën, das atuais 320 para 480 lojas em 2015. O grupo também ambiciona chegar aos 8% de participação no mercado nacional daqui a quatro anos. " Somos a quinta montadora do país e estamos vendendo, atualmente, quatro vezes mais do que quando começamos a operar no Brasil, em 2001. Nosso objetivo é continuar nesse ritmo crescente ", definiu Carlos Gomes, presidente do grupo PSA,

A nova estratégia do grupo para o mercado latino-americano irá atuar em duas frentes: a fábrica brasileira concentrará a produção de veículos compactos, enquanto a unidade argentina de Córdoba cuidará dos modelos médios. A medida pretende racionalizar custos de produção e melhorar a logística de distribuição dos veículos dos dois polos industriais para toda a América Latina. O novo sistema de produção já está sendo aplicado e estará completamente implementado em 2015. Com isso, a unidade brasileira deixará de produzir modelos como a minivan Xsara Picasso para focar nos compactos, enquanto a fábrica argentina abandonará a produção de carros como o hatch 207 e se concentrará em carros como o sedã médio 408.

De janeiro a setembro deste ano, o grupo PSA Peugeot Citroën emplacou 133.470 veículos, crescimento de 8% em relação aos nove primeiros meses de 2010 – o mercado nacional cresceu 6% no mesmo período. Atualmente, as duas marcas detêm 5,3% de participação no mercado nacional. Na América Latina – incluindo o volume comercializado no Brasil –, o grupo francês vendeu 241 mil unidades, alcançando crescimento de 18%.

De acordo com o governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, o aporte de investimentos da PSA reforça o intuito de transformar o estado fluminense em um grande polo da indústria automobilística no Brasil. A japonesa Nissan irá investir R$ 2,6 bilhões em uma fábrica na cidade de Resende, com capacidade para 200 mil veículos a partir de 2014. " A região Sul do Rio de Janeiro irá se consolidar como o segundo grande polo produtor de veículos do país ", garantiu o governador Sérgio Cabral.

A linha de produção da PSA Peugeot Citroën em Porto Real foi inaugurada em fevereiro de 2001, com capacidade inicial para 100 mil unidades anuais. Com investimentos de US$ 600 milhões à época, a unidade do grupo francês começou com a produção da minivan Citroën Xsara Picasso e do hatch Peugeot 206. A fábrica de motores foi inaugurada em março de 2002, com produção de propulsores 1.6 litro a gasolina. Atualmente, a fábrica de Porto Real produz os modelos 207, 207 SW, 207 Passion e Hoggar – da Peugeot – e C3, AirCross, C3 Picasso e Xsara Picasso – da Citroën.
Fonte disponível no(a): MotorDream.uol.com.br

No comments:

Post a Comment

 

blogger templates | Blogger