24/10/2011 Carros do Álvaro — Confira 4 passos para não ter problemas na hora de instalar o dispositivo no seu carro.
Aprenda como colocar o engate sem gerar problemas
1) O que diz a legislação
A lei determina que os engates tenham esferas maciças apropriadas para a tração do reboque ou trailer. Não são mais permitidos engates em formatos cortantes ou com cantos "vivos". Eles devem ter ainda tomada e instalação elétrica para conectar o reboque e os dispositivos para fixação da corrente de segurança do reboque. Os fabricantes devem informar ao Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) quais são os veículos com capacidade para tracionar o reboque.
2) Consulte o manual
Verifique no manual do proprietário as especificações a serem seguidas, caso decida-se pela instalação. Alguns fabricantes não permitem a colocação do acessório, sob pena de perda de garantia. Modelos como Fiat Punto Sporting, VW Golf, Chevrolet Camaro, Honda Fit e Civic e JAC J3, J3 Turin e J6 não devem receber o acessório.
3) Siga sempre o manual
Em média, os preços variam de R$ 330 a R$ 540 e possuem um ano de garantia. Os modelos convencionais de engate têm capacidade de 100 kg para pressão vertical e 500 kg de empuxo, possibilitando o transporte de carretas com jet sky ou com duas motos pequenas, por exemplo.
4) Evite riscos
Tome muito cuidado ao instalar o engate. Se ele for colocado no chassi ou em outra parte estrutural do veículo, o carro pode sofrer deformações no momento de uma colisão, por exemplo. Além disso, sua superfície cromada pode causar reflexos no rosto do motorista do automóvel do carro de trás. Muita cautela também com pedestres que estiverem passando atrás do carro. O engate pode ferí-los.
Fonte disponível no(a): CarroOnline.terra.com.br
Aprenda como colocar o engate sem gerar problemas
1) O que diz a legislação
A lei determina que os engates tenham esferas maciças apropriadas para a tração do reboque ou trailer. Não são mais permitidos engates em formatos cortantes ou com cantos "vivos". Eles devem ter ainda tomada e instalação elétrica para conectar o reboque e os dispositivos para fixação da corrente de segurança do reboque. Os fabricantes devem informar ao Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) quais são os veículos com capacidade para tracionar o reboque.
2) Consulte o manual
Verifique no manual do proprietário as especificações a serem seguidas, caso decida-se pela instalação. Alguns fabricantes não permitem a colocação do acessório, sob pena de perda de garantia. Modelos como Fiat Punto Sporting, VW Golf, Chevrolet Camaro, Honda Fit e Civic e JAC J3, J3 Turin e J6 não devem receber o acessório.
3) Siga sempre o manual
Em média, os preços variam de R$ 330 a R$ 540 e possuem um ano de garantia. Os modelos convencionais de engate têm capacidade de 100 kg para pressão vertical e 500 kg de empuxo, possibilitando o transporte de carretas com jet sky ou com duas motos pequenas, por exemplo.
4) Evite riscos
Tome muito cuidado ao instalar o engate. Se ele for colocado no chassi ou em outra parte estrutural do veículo, o carro pode sofrer deformações no momento de uma colisão, por exemplo. Além disso, sua superfície cromada pode causar reflexos no rosto do motorista do automóvel do carro de trás. Muita cautela também com pedestres que estiverem passando atrás do carro. O engate pode ferí-los.
Fonte disponível no(a): CarroOnline.terra.com.br
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