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Saturday, October 29, 2011

Volvo XC60 agrada mesmo mais simples - Veja fotos!

30/10/2011 Carros do Álvaro — Série T5 perde uma porção de itens e parte de sua força para se tornar opção mais acessível.
No Brasil existe uma teoria de que um carro na versão mais simples pode acabar queimando o filme da opção top de linha, que perde parte de sua exclusividade perante os olhos do consumidor dos chamados automóveis premium. Mas, por outro lado, a marca fatura mais, pois versões simplificadas vêm sendo muito bem absorvidas pelo mercado brasileiro e exemplos não faltam. O recém-chegado Volvo XC60 na série T5 é um dos casos. Mas será que ele é tão bom quanto o modelo T6, muito mais equipado e mais potente?

A resposta, claro, é um retumbante não, mas o T5 tem um respeitável arsenal de argumentos de compra. Na configuração de entrada, o modelo é empurrado pelo motor 2.0 Turbo de 240 cv e 32 kgfm de torque, o que é suficiente para levar os 1.713 kg do XC60 com certa desenvoltura. No entanto, não espere arrepios de emoção com arrancadas bruscas e velocidades altas. Essa versão do crossover é apenas modesta no desempenho. O T6 com 304 cv, por outro lado, é agressivo.

Nota-se que a Volvo se preocupou em fazer do XC60 T5 um SUV extremamente confortável. Contribuem para esse efeito o câmbio automático de 6 marchas de funcionamento impecável – quase não se sente as trocas de marcha -, a direção elétrica levinha e a suspensão firme que, ao contrário de outros carros do segmento, não deixa o veículo balançar em excesso. Essa versão do modelo, entretanto, tem tração somente no eixo dianteiro. O T6 é 4x4.

De acordo com a montadora sueca, o XC60 com motor 2.0 acelera do 0 aos 100 km/h em 8,1 segundos e atinge no máximo, e com muito custo, 210 km/h. São números que podem ser traduzidos em agilidade na cidade – o SUV é prático para seu tamanho – e segurança na estrada, uma vez que tem potência na dose ideal para fazer ultrapassagens com segurança.

Cabine anti-stress

Os suecos, além de notáveis engenheiros, também são arquitetos de ponta. Essa faceta da cultura do país também está estampada no desenho da cabine do XC60 que, segundo a Volvo, foi elaborada como tal para transmitir a sensação de calma ao motorista e ocupantes. A marca consegue esse efeito ao usar tons claros e superfícies lisas no acabamento. O tato também é explorado com o uso de revestimentos de couro macio no volante e câmbio. A paz no interior é ainda maior com os vidros fechados, proporcionando bom isolamento acústico, e com o ar-condicionado ligado, que por sinal é muito silencioso e em instantes climatiza o ambiente.

O XC60 T5 oferecido no Brasil já é parte da linha 2011, mas na versão Comfort de entrada, isso não quer dizer muita coisa no que diz respeito ao nível de equipamentos. A maior novidade na cabine é a tela central do painel enfim colorida. Antes, o sistema multimídia do veículo possuía um arcaico monitor de cristal líquido, como o de uma simples calculadora.

Lista do “não tem”

A série “pé de boi” do XC60, para ficar mais barata teve de dispensar uma infinidade de itens. O carro não possui recursos como ar-condicionado digital, teto-solar ou bancos de couro, mas em compensação alavancou as vendas do modelo no mercado nacional, que somente este ano, até o final de setembro, já emplacou 2.595 unidades. Em 2010 a Volvo vendeu 1.697 exemplares do SUV, que antes era oferecido apenas na opção T6. O modelo, aliás, é o mais vendido da fabricante escandinava no país.

A Volvo, como não poderia ser diferente, não economizou ao equipar o o modelo com equipamentos de segurança, o principal produto da marca. O modelo vem com controles eletrônicos de tração e estabilidade, além dos triviais airbags frontais e laterais e freios ABS. Ele vem até com o City Safety, aparelho que realiza frenagens automáticas de emergência com o carro trafegando a até 30 km/h, evitando ou diminuindo os efeitos de um possível colisão.

No final das contas, a “enxugada” no XC60 nos leva ao valor de R$ 119.900 na série Comfort (o modelo Dynamic, com alguns mimos extras, custa R$ 136.900), trazendo o produto da Volvo para uma faixa mais competitiva do mercado, onde já brigam modelos como o VW Tiguan, BMW X1 e Chevrolet Captiva na versão mais equipada. O modelo T6, a partir de R$ 155.125, compete em outra categoria, que exige um grau mais avançado de requinte, mas infelizmente perdeu um pouco de seu poder de exclusividade. Melhor para o consumidor com menos dinheiro, que é maioria.

Dados técnicos

Preço: R$ 119.000
Capacidade
: 5 passageiros
Velocidade máxima
: 210 km/h
0 a 100 km/h
: 8,5 s
Consumo urbano
: 0 km/l
Potência
: 145 cv
Torque
: 18,9 kgfm
Porta-malas
: 490 litros
Fonte disponível no(a): Carros.iG.com.br

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