tattoos

Sunday, November 30, 2008

Chevrolet Meriva

Chevrolet Meriva Lançada em 2002, a minivan compacta sofre leves alterações para continuar com as boas vendas, algo difícil de se conseguir num segmento com concorrentes diretos como Idea e Fit, e indiretos como Spacefox ou C3.

Suas mudanças estéticas se resumem a grade dianteira nova, lanternas escurecidas e logotipos novos, com a gravatinha dourada sem o arco que antes a envolvia. O modelo ganhou também a opção do motor 1.4 Econo.Flex, de 99/105 cv, somando-se com a do 1.8 de 112/114 cv (gasolina/álcool). Comparando com o Idea 1.4, a Meriva consegue números de desempenho melhores, mas a custo de consumir mais e ter motor mais ruidoso.

Suas versões se dividem mais pelos motores, ficando Joy e Maxx com o 1.4, e Expression, Premium e SS com o 1.8 e o câmbio automatizado Easytronic (sem embreagem), de sistema semelhante ao Dualogic dos Fiat Stilo e Linea. Seu porta-malas comporta 390 litros, que podem chegar a 1600, com o banco traseiro rebatido. Seus preços variam entre 46 e 52 mil reais.

Thursday, November 27, 2008

Renault Grand Scénic

Renault Grand Scénic Depois de alguns anos com o segmento de minivans esquecido pelos fabricantes, a Renault traz da França sua Grand Scénic, para tentar roubar clientes da líder Chevrolet Zafira, usando para isso seus sete lugares, ante cinco da Scénic convencional.
Com preço de quase 88 mil reais, à primeira vista ela pode parecer cara demais. Mas ao olhar sua lista de equipamentos, ela parece mais atraente: já vem com ar-condicionado digital, direção e trio elétricos e seis airbags, além do visual da européia Scénic II, esta uma geração à frente da nossa Scénic, e que já foi reestilizada em 2006.

Seu interior é amplo, e conta com painel digital central, com dígitos azuis. Seus bancos possuem regulagens parecidas com a da Scénic, mas o banco do meio, da segunda fileira, pode se dobrar e virar uma mesa - os bancos da primeira e da segunda fileiras possuem mesinhas retráteis. Com os sete lugares não sobra espaço de porta-malas, mas retirando a terceira fileira (que se encaixa no assoalho) se libera um espaço de 550 litros. Com apenas o banco do motorista e do carona, o espaço pula para 1960.

Com todo o seu peso, o motor 2.0 16v de 138 cv não oferece um desempenho empolgante, mas também fica longe de ser apático. Com motor bom, espaço e visibilidade excelentes e opcionais como teto solar duplo, a Grand Scénic é um ótimo carro para grandes famílias. Ela vem em versão única, a Dynamique, e apenas com câmbio automático seqüencial, de quatro marchas, este compartilhado pela linha Mégane.

Monday, November 24, 2008

Fiat Palio Weekend

Fiat Palio WeekendDepois de cerca de dez anos de mercado, a Palio Weekend voltou a ficar elegante e moderna com sua última reestilização, e ainda mais voltada para o fora-de-estrada, na versão Locker.

De novidades nas versões urbanas, agora temos a ELX, com um design requintado, usando os adereços do Siena, como as rodas e os frisos cromados pela lateral. Já a versão intermediária HLX foi extinta, dando lugar para a Trekking, esta usando alguns elementos da Adventure da geração anterior, como a altura em relação ao solo, e o visual seguindo o mesmo estilo, mas mais leve. Todas as versões mantém o porta-malas de 460 litros, um dos maiores da categoria.

Como o motor 1.8 virou exclusivo da Adventure, a ELX e a Trekking usam o novo 1.4, com 85/86 cv (gasolina/álcool), garantindo-lhes bom desempenho na cidade e na estrada, com consumo na média dos concorrentes. Seu preço começa na faixa dos 40 mil reais, mas ela pode ter itens como ar-condicionado, sensores de chuva e crepuscular e cd player com mp3, bluetooth e entradas USB/iPod.

Friday, November 21, 2008

Novo Ford Ka

Ford Ka O modelo antes conhecido por sua forma angulosas e polêmicas, seguindo o estilo New Edge, agora deixa de ser um carro de nicho para virar um carro mais sóbrio, visando concorrer em pé de igualdade com Chevrolet Celta, Fiat Mille Economy e VW Gol G4.

Com medidas maiores e desenho bem mais comportado, o Ka agora tem a missão de aumentar as vendas da Ford no Brasil, e tentar tirá-la do quarto lugar no ranking de vendas, atrás justamente de Fiat, VW e Chevrolet. Agora o Ka consegue levar cinco passageiros com relativo conforto, e ainda teve o porta-malas com capacidade aumentada, levando agora 263 litros, contra 186 do antigo.

Seus motores continuam 1.0 e 1.6, mas agora eles adotaram a tecnologia bicombustível, com o 1.0 oferecendo 69/73 cv, e o 1.6 102/107 cv (gasolina/álcool). Quanto a equipamentos, ele tem uma lista magra considerando itens como direção hidráulica ou ar-condicionado, mas oferece de série itens desejados pelos consumidores do segmento, como pára-choques na cor do veículo, travas elétricas e alarme. Tudo isso por um preço na média do mercado - entre as combinações de motor e pacotes de equipamentos, o preço varia de 26 a 37 mil.

Tuesday, November 18, 2008

Fiat Punto

Fiat Punto A Fiat entra no mercado dos compactos premium com o elegante Punto. Derivado do Grande Punto europeu, o nosso vem com design moderno e grande lista de equipamentos, para concorrer com Citroën C3 e Volkswagen Polo, principalmente.

Com itens como o sistema Blue&Me, que possibilita conectividade entre carro, celular e mp3 player/iPod por comandos de voz, e teto solar Skydome, que ocupa cerca de 70% da área, ele encosta no Stilo em nível de sofisticação, ficando a diferença nos preços e no tamanho dos dois.

Quanto à motorização, ele tem a opção do 1.4 de 85/86 cv, que oferece um desempenho aceitável para a cidade, do 1.8, com 113/115 cv (gasolina/álcool), que já consegue trazer até diversão ao volante, e do 1.4 turbo da versão T-Jet, esta na medida certa para quem procura esportividade. Seu porta-malas comporta 280 litros, mas que podem chegar a 1030, com o banco traseiro rebatido.

Sua lista de itens de série é extensa, com direção hidráulica, regulagem de altura no banco do motorista, comandos internos para abertura das tampas do tanque e do porta-malas, e limpador/lavador dos vidros dianteiro e traseiro, desde a versão básica. O Punto começa na faixa de 35 a 40 mil.

Saturday, November 15, 2008

Peugeot 207

Peugeot 207 Enquanto 207 significa um modelo totalmente renovado para os europeus, nós temos que nos contentar apenas com um 206 com frente e traseira novas, para evitar conflitos com o 307, segundo a marca.

A reestilização trouxe mudanças como nova frente, inspirada no modelo europeu e com algumas peças dele, como os faróis, traseira remodelada e algumas leves mudanças no interior. Quanto à dirigibilidade, ele perdeu a esportividade das gerações anteriores, e agora fica bastante voltado ao conforto, mas sem deixar de ser agradável ao volante.

Agora as versões se resumem à XR, básica, e XS, completa, ficando a XR com a opção de carroceria de duas portas, e a XS com a opção do câmbio automático, que pode funcionar também como manual com trocas seqüenciais. Seus motores são 1.4 de 80/82 cv e 1.6 16v de 110/113 cv (gasolina/álcool), e também equipam as versões perua, SW e Escapade. No porta-malas cabem 245 litros, passando para 1130 com os bancos rebatidos.

Seus preços variam entre 38 e 50 mil reais, com ar-condicionado e direção hidráulica de série em todas as versões. O 206 ainda continua em linha, mas apenas em uma versão básica.

Wednesday, November 12, 2008

Toyota Corolla

O Corolla era muito bom desde que chegou aqui, mas foi com a remodelação total de 2002 que ele atingiu o status que tem hoje. Com motores muito bons, linhas atuais e boa lista de equipamentos, ele era um carro excelente, e até chegou a liderar o segmento em vendas, mas com o passar dos anos ficou apenas "bom" - seu interior não era feio, mas era simples demais, e suas linhas já demonstravam sinais da idade, possivelmente por sua maciça aparição nas ruas.

Agora ele consertou os pontos fracos, e vem com mais requintes, como retrovisores com acionamento elétrico, computador de bordo e sidebags, na própria versão intermediária, a XEi. Sendo assim, a versão topo-de-linha, SE-G, recebeu itens antes inimagináveis num Corolla, como faróis de xenônio com lavador, ar-condicionado digital e piloto automático, de série.

Com todas essas mudanças, a Toyota sanou os problemas apontados pelos clientes quanto à geração anterior, que eram basicamente a excessiva simplicidade e o nível de ruído. Agora todas as versões contam com motor 1.8 16v VVT-i flex, com 136 cv tanto com gasolina quanto com álcool, mas agora atendendo às novas normas de emissões de poluentes de 2009. Seu porta-malas cresceu de 437 para 470 litros, ficando muito maior que o do Civic, com 340 litros.

Sunday, November 9, 2008

Fiat Mille Economy

 Fiat Mille Economy
O carrinho que povoa nossas ruas desde 1984, seja como Uno ou Mille, depois de trazer inovações como motor turbinado, agora volta-se para a economia de combustível, para continuar o ótimo desempenho em vendas que mantém há muitos anos.

O carro teve algumas partes trocadas, como os pneus, e outras modificadas, como a quinta marcha, agora alongada, o posicionamento mais correto das rodas, e a troca de algumas peças do motor por outras mais eficientes. Com isso, a Fiat anuncia consumo até 10% melhor, o que se traduz em até 22 km com um litro de gasolina.

Para o motorista perceber melhor a economia do carro, a Fiat instalou no quadro de instrumentos o econômetro, medidor que exibe o quanto o carro está andando com um litro de combustível no momento, e que realmente ajuda o motorista, porque lhe induz a adaptar seu estilo de condução para obter menor consumo de combustível.

Os Mille agora vêm todos como Economy, seja na versão normal ou na recém-lançada Way, e sempre com motor 1.0 flex de 66/65 cv (álcool/gasolina), com carroceria de duas ou quatro portas. De resto, o carro continua o mesmo, com seus contrastes como o impressionante espaço interno, e o estepe localizado sob o motor.

Thursday, November 6, 2008

Citroën C3

O compacto premium francês passa por sua primeira reestilização desde que chegou por aqui. Com nova frente, apliques pretos para a versão aventureira XTR, e novos revestimentos e acabamentos para o interior, a marca quer que ele continue com as boas vendas, sobretudo para as mulheres, que representam um grande percentual de sua clientela.

Ele foi beneficiado também com o câmbio automático, opcional existente há algum tempo em seus concorrentes diretos e indiretos, como Honda Fit, Meriva Easytronic ou o próprio Peugeot 207, de quem herdou o câmbio. Deixar de trocar marchas ou trocá-las no modo seqüencial, porém, só vai ser privilégio de quem comprar o carro nas versões GLX e Exclusive, e com motor 1.6. Ainda assim é uma boa compra, pois essa caixa oferece alta adaptabilidade, com modos que combinam com o modo de direção do motorista e com o piso a ser trafegado.

Seus motores são os mesmos do 207, 1.4 de 80/82 cv e 1.6 16v de 110/113 cv (gasolina/álcool). O C3 comporta 305 litros no porta-malas, mas que podem chegar a 1155, com os bancos traseiros rebatidos. Seus preços variam entre 38 e 51 mil reais.

Monday, November 3, 2008

Effa M100

A leva de carros chineses que começaram a desembarcar recentemente no Brasil ganha mais um integrante: a compacta minivan M100, que chega com um excelente atrativo para vendas: custa cerca de 26 mil reais.

Ela vem em uma versão única, com uma boa lista de equipamentos de série: ela vem com ar-condicionado, cd player e vidros e travas elétricos. Por outro lado, seu motor é um 1.0 movido apenas a gasolina, de fracos 47 cavalos que, se consegue ir razoavelmente bem na cidade, na estrada tem um desempenho apático, que pode chegar a ser perigoso em certas situações, como em ultrapassagens. Para se ter uma idéia de sua lentidão, ela vai da imobilidade a 100 km/h em mais de 20 segundos, enquanto o Mille os alcança em cerca de 17.

Por dentro ela apresenta uma cabine bem-projetada, mas simples. Sua dirigibilidade é comprometida pelos altos níveis de ruído e pela baixa estabilidade, mais notável em velocidades mais altas. Seu porta-malas comporta 320 litros.

A minivan se destaca apenas em itens relativamente dispensáveis, em acessórios, mas pode não ser uma boa compra por ir mal em quesitos importantíssimos, como desempenho ou segurança. Estima-se que seu seguro tenha um valor baixo. Sua garantia é de dois anos.

 

blogger templates | Blogger