Na construção, o carro tinha avanços como a estrutura monobloco, com subchassi dianteiro. Havia ainda pneus sem câmara de ar, que, ao serem furados, se esvaziavam lentamente, sem estouros.
A GM do Brasil fez um acerto à moda americana na suspensão, que era bastante mole, com buchas exageradamente macias e amortecedores com pouca carga. Para uma tocada mais esportiva, digamos assim, havia quem botasse sacos de areia no porta-malas. Era uma solução tosca: o carro balançava menos, porém tinha sua distribuição de peso prejudicada. Melhor era adaptar a barra estabilizada traseira do Dodge Dart - solução muito usada nos anos 70.
Inicialmente, os freios eram a tambor nas quatro rodas - quem andasse ''pendurado'' corria o risco de não ter como parar, por conta do superaquecimento do fluído. Também não havia servofreio. E havia um problema de fragilidade do diferencial, que só foi resolvido anos depois. E tome engrenagem moída...
Mas lembremos que, ao chegar ao mercado, o Opala competia com o Simca Esplanada e o Aero-Willys. em relação a estes velhinhos, o carro da Chevrolet representava uma revolução de eficiência.
As evoluções e derivações vieram com o passar do tempo. Primeiro, em 1970, chegou a versão SS, com bancos separados, volante e rodas esportivas, conta giros e - o máximo! - faixas pretas no capô e na base das portas.
A cilindrada do ''seis canecos'' subiu para 4.097cm3 - nascia aí o 4.100, motor que viria a se tornar lendário. Além disso, o carro ganhou câmbio de quatro marchas com alavanca no assoalho.
Aos poucos, iam mudando detalhes como grade dianteira e versões - a mais simples era a Especial, e mais completa passava a se chamar Gran Luxo.
Em 1971, o carro tomou jeitão ainda mais esportivo, com o lançamento da versão cupê sem coluna. Baixando-se os vidros, abria-se um enorme vão lateral.
Dois anos depois, foi a vez dos freios a disco - mas quem queria servo tinha que pagar à parte... Foi por essa essa época qua a turma do estilo lançou cores delirantes na linha, como o ''rosa pantera''.
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Tuesday, July 20, 2010
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