Não é de hoje que nosso mercado tem lançamentos com algumas coisas meio estranhas, ou melhor falando, custos bobos cortados, possui muitas mancadas sem lógica alguma.
Para iniciar falaremos do famoso Chevrolet Agile, não pela sua quantidade de vendas e sim por alguns erros grotescos. Por exemplo, onde já se viu um carro que custa na faixa de R$ 40.000,00 não possuir abertura interna do porta-malas, nem como opcional (sem falar do seu ruim acabamento)? Para se ter uma noção, o Ford Ka (um carro de entrada) oferece esse item de série e com abertura elétrica! Outra coisa, não se pode transportar congelados, frutas ou verduras no lado em que fica o escapamento. Sabe o motivo? Um péssimo isolamento do exterior com a cabine, um carpete fino e sem outro de proteção por baixo. Resumindo, o calor do escapamento passa para dentro do porta-malas. Quanto será que custaria um sistema de abertura do porta-malas, mesmo que manual? Quanto custaria uma outra camada de carpete mais grosso abaixo do que vai no porta malas?
Continuando com a Chevrolet, temos ainda Celta e Prisma. Os apoios de cabeça para motorista e passageiro frontal são fixos! Isso mesmo! Fixos! E sabe de outra coisa? Os apoios do banco traseiros são móveis! Sim, se o carro bater de frente o motorista morre por não ter tido a possibilidade de regular seu apoio de cabeça? Isso sem contar que o volante e os pedais, tanto do hatch quanto do sedan, são tortos para a esquerda. Numa viagem de 4 horas dirigindo, você chega com um baita torcicolo por ter dirigido torto. Esse problema de pedais e volante tortos não é exclusividade Chevrolet. Eles também são presentes no Volkswagen Gol G4 e Parati. Que coisa, heim?
Não é só a Chevrolet que paga seus micos, a Nissan relaxou com o novo Tiida Sedan. O carro não oferece Air Bag e nem ABS, nem como opcional! Dá pra acreditar? Até o Palio Fire tem essa “cortesia”! Isso sem falar do Astra que não oferece nem como opcional os freios ABS. O único sedan da Chevrolet que pode oferecer esse “luxo” é o Vectra, não em qualquer versão, somente a Elegance e a Elite.
Outro corte besta de custos foi a remoção dos ponteiros de termômetro do Ford Ka. Ok. Você pode justificar falando que ele é para ser um carro de baixo custo, blablablí, blábláblá... Só que em um carro que custa mais de 44 mil reias ter a falta deste item? Qual será a desculpa? Isso ocorre nos Nissan Tiida, Tiida Sedan, Livina e Grand Livina. E no Honda Fit? E no City? Cujo o preço inicial é em torno de R$ 54.000,00 e R$ 57.000,00 respectivamente? Qual seria a desculpa?
Imagine você ter de trocar o pneu de seu carro a caminho de uma festa, por exemplo, ou na chuva talvez. Normalmente você iria procurar o estepe no porta-malas, ou na tampa traseira como alguns modelos aventureiros (e até dentro do capô, no caso do Mille). Mas não em alguns Renault, Peugeot, e outros, que têm o estepe localizado abaixo do porta-malas, com acesso para fora do carro. Ou seja, no meio da estrada e você lá, debaixo do carro tirando o estepe!
ESCRITO POR: LBP
No comments:
Post a Comment