Já faz algum tempo que o seguimento de minivans está meio parado, desde a chagada da Nissan Livina e as velhas Meriva e Idea já não estavam vendendo tão bem quanto antes. Eis que surge a Idea (desculpe pelo trocadilho) da Fiat de remodelar sua minivan.
Lançada em 2005 para concorrer com a até então bem sucedida Chevrolet Meriva, lançada no final de 2002. Quando foi apresenta ao público, a Idea contava somente com duas versões de acabamento, a ELX, com motor 1.4 e a HLX, com o propulsor 1.8 de origem GM. Logo em 2007 foi lançada a versão Adventure 1.8, um tiro certeiro da Fiat. Com medo de perder sua fatia do mercado, a Fiat apresentou em Agosto a nova Idea, com algumas versões a mais. Sem contar que ela inovou com o primeiro carro produzido no Brasil com lanternas em LED de série.
Para substituir a ELX 1.4 veio a Attractive 1.4, com os mesmo itens de série da antiga versão, ou seja, conta com direção hidráulica, vidros elétricos com um toque nas portas dianteiras e travas elétricas, além do desembaçador do vidro traseiro e do limpador, mais a chave canivete com telecomando dos vidors e travas das portas, além da inédita abertura interna elétrica do porta-malas.
Para tirar de campo a ELX 1.8 (sim, essa versão existia!) e a HLX 1.8, veio a Essence, com motor E-torQ de 1.6 16v, que pode ser equipada tanto com um câmbio manual de cinco marchas ou o já conhecido Dualogic de cinco marchas também.
Já a nova Idea Adventure segue com a mesmas opções de antes, só que empurrada por um 1.8 16v E-torQ. E para complementar a gama oferecida tem aquela que quer pescar as famílias que gostam de um visual "esportivo", a novíssima versão Sporting, também equipada com o 1.8 16v E-torQ.
Em equipamentos a Essence tem a mesma oferta que a Attractive, ou seja, num carro de mais de 45 mil, o ar condicionado é opcional. Já na Sporting a coisa começa a melhorar, ela vem sim com o ar condicionado de série, mais as rodas exclusivas de 16" (incluindo o estepe), faróis de neblina, rádio MP3 embutido no painel, apoia-braço entre o banco do motorista e do passageiro, retrovisores com comando elétrico e acabamento brilhante nas colunas das portas.
A frente da Idea (que a Fiat insiste em tratar A Idea como O Idea, sendo que A Idea é UMA minivan) ficou muito mais agressiva, com um desenho espetacular, porém exagerou um pouco na dose na hora de mudar a Adventure, muito plástico! E cromado onde não devia. Mas quando o assunto é a traseira a coisa muda de figura. Cá entre nós, na Idea "de rua" não parece que está faltando alguma coisa no porta-malas? O desenho traseiro com o estepe no meio da Adventure caiu muito melhor, pois nas demais não passa a sensação de que os projetistas simplesmente esqueceram de colocar alguma coisa na traseira?
O interior é o mesmo desde seu lançamento. A Fiat permanece com a mesma política praticada na família Palio, ou seja, muda de geração, porém o painel continua o mesmo da anterior. No caso da Idea, somente algumas mudanças foram feitas, como a troca do volante e um novo padrão de cores nos paineis.
Quer freios ABS e airbag duplo? Em todas as versões eles são opcionais. Quer de série? Então prepare um cheque de R$ 56.900,00, pois eles só estão presentes na versão Adventure. O menos pior é que os airbags laterais são oferecidos desde a Essence, mas para levá-los terá também de pagar pelo pacote de airbag duplo e ABS, ou HSD. Nada mais justo. Já viu carro com airbag lateral e sem algum frontal? Eu pelo menos não!
O espaço é bem distribuido e se o objetivo do carro era ter espaço, ele conseguiu. É um ótimo familiar. Mas saiba escolher. A diferença de R$ 2.020,00 entre a Attractive e a Essence vale a pena, pois você terá um motor novo e com uma potência que se espera de uma minivan. Se sua vontade é uma Idea, agora é a hora!
Versões:
ATTRACTIVE MANUAL 1.4: R$43.590,00
ESSENCE MANUAL 1.6 16V: R$45.610,00
ESSENCE DUALOGIC 1.6 16V: R$47.720,00
SPORTING MANUAL 1.8 16V: R$ 54.280,00
SPORTING DUALOGIC 1.8 16V: R$56.380,00
ADVENTURE MANUAL 1.8 16V: R$56.900,00
ADVENTURE DUALOGIC 1.8 16V: R$59.010,00
ESCRITO POR: MPS
No comments:
Post a Comment