Ainda que seja um excelente produto, com desenho atraente, alto nível de sofisticação e soluções técnicas modernas, o novo Focus ainda não deslanchou nas vendas, não importa com que carroceria.
Mas a principal responsável por este insucesso é a ausência de motores flexíveis nas opções do modelo, defeito este que passa a ser história com a chegada da opção do 1.6 16v Sigma, sucessor dos RoCam no mundo todo, e que também supre a necessidade de uma versão de entrada, ideal para combater rivais como VW Golf, Fiat Stilo Attractive ou Chevrolet Astra, mais baratos, mas ainda muito bem-equipados.
Moderno, seu motor de alumínio produz 109/116 cv (gasolina/álcool) e apresenta baixo peso, que ajudado por ótimas relações de marcha consegue extrair desempenho satisfatório, considerando o elevado peso do modelo, e ainda com impressionantes suavidade e silêncio. Segundo a fábrica, ele vai de 0 a 100 em 12,5 segundos e atinge 189 km/h de máxima, quando usando o combustível vegetal.
O Focus 1.6 recebeu uma agressiva estratégia de vendas por parte da Ford, recebendo airbag duplo, ar-condicionado, computador de bordo, direção hidráulica, sistema de som com MP3 rodas de liga leve de 16 polegadas de série desde a versão básica GL, que parte de R$ 49.900. Já a GLX começa em R$ 51.400, e adiciona vidros elétricos traseiros e com sistema um-toque para todos, além de detalhes externos na cor do veículo, entre outros. Os únicos opcionais são freios com ABS, EBD, CBC e disco nas rodas traseiras.
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