E finalmente o Brasil dá mais um passo rumo ao Primeiro Mundo. Ainda que nosso mercado já tenha recebido o Mercedes-Benz S400 BlueHybrid, não se pode negar que o Fusion tem um preço muito mais acessível, de forma que é com ele que os carros híbridos devem começar a florescer pelo país. Se os quase 134 mil reais pedidos pela Ford parecem muito comparado ao 2.5 comum, o Hybrid traz um excelente pacote de equipamentos, além de todo o sabor de novidade de um legítimo motor híbrido.
Por fora o carro é um Fusion como outro qualquer, salvo por detalhes como os logotipos da versão e as novas rodas. Já o interior é bastante requintado, com uma tela de 4,3 polegadas no console central, além de itens como teto solar elétrico, sistema de som Sony com a tecnologia multimídia Sync (que comanda o Bluetooth, leitores de mídias e um disco rígido do próprio carro), além de sistemas de auxílio a manobras, entre outros.
Mas o grande destaque deste carro são realmente seus dois motores. O elétrico pode produzir até 35 cv e 22,9 kgfm, enquanto o de combustão é um 2.5, totalizando 193 cv e 41,7 kgfm. O motor elétrico traz vários sistemas que tornam seu uso prático, como as baterias que podem ter a recarga interrompida sem problemas, e o sistema de recuperar a energia das frenagens, além do conhecido Start-Stop. Além disso, seu câmbio é do tipo CVT (de relações continuamente variáveis), o que torna as diferentes combinações de uso dos motores algo que não interfere na condução do veículo.
Seu sistema de gerenciamento dos motores é um pouco diferente dos híbridos tradicionais. Aliado ao câmbio CVT, eles podem funcionar os dois em qualquer período, segundo o que seja mais eficiente. Entretanto, até 75 km/h o motor elétrico pode levar o carro sozinho, e é exclusivo das partidas e da marcha a ré, o que simplesmente anula ruídos de motor nestas ocasiões. Os dois trabalham em conjunto nas situações de necessidade de mais força, como em arrancadas fortes e uso na estrada.
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