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Monday, November 7, 2011

Fabricantes chinesas começam a se instalar no Brasil de olho em mercado crescente

 Fotos: Divulgação

Fabricantes chinesas começam a se instalar no Brasil de olho em mercado crescente
Marcas chinesas chegam em peso ao Brasil com muitas novidades para o setor
por Rodrigo Machado

Autopress
Entre os automóveis, a boa fase do mercado está atraindo diversas novas marcas para o Brasil, muitas com projeto até de construir fábricas por aqui. Entre os caminhões, a história não é diferente. A Fenatran 2011 – que aconteceu entre os dias 24 e 28 do último mês – foi marcada por uma nova invasão chinesa entre os modelos comerciais.
Foram seis marcas da China que exibiram seus veículos na feira. Duas delas com projeto de se instalar no Brasil, para aproveitar o crescimento que – supostamente – será impulsionado pela Copa do Mundo de 2014 e pelas Olimpíadas de 2016.

Uma das que pretende se instalar por aqui é a Sinotruk. Atuante no mercado brasileiro desde abril de 2010, a marca chinesa anunciou na Fenatran que adiantou os seus planos de construir uma fábrica em Curitiba por causa do aumento do IPI em trinta pontos percentuais. Com isso, a nova unidade começará a ser feita já em 2012, adiantando as obras anteriormente previstas para 2015. Em termos de produto, a grande novidade da Sinotruk é a chegada da família de caminhões pesados A7. Os modelos são voltados para o segmento premium de aplicações rodoviárias pesadas. Os três modelos comercializados, com tração 4X2, 6X2 e 6X4, têm motores de potência entre 420 e 460 cv já equipados com a tecnologia antipoluente SCR – ou seja, necessitam do tanque de Arla32 – para se adaptar ao Proconve P7.   
A Foton é outra que mostrou os seus planos de fazer uma fábrica no Brasil. Para isso, anunciou um investimento de US$ 500 milhões – ou R$ 900 milhões – na sua décima segunda unidade fabril no mundo, a primeira fora da China, com inauguração prevista para 2015, em local ainda não definido. Até lá, a Foton pretende conseguir 15% do segmento de caminhões leves no Brasil. Para isso, vai trazer três modelos que já começam a ser vendidos. O que a Foton deposita mais esperança é o semileve Aumark 1031. Com peso total de 3,5 toneladas, o veículo tem tração 4X2 e é equipado com um motor Cummins 2.8 com injeção Common Rail de 106 cv a 3.600 rpm e torque de 28,55 kgfm entre 1.400 e 2.400 rpm. Para ficar de acordo com as normas de emissão de poluentes, o Aumark 1031 usa a tecnologia EGR para a recirculação dos gases de escape. Além dele, a Foton traz o Aumark 1051 – com 6,5 toneladas e motor Cummins 3.8 de 140 cv – e o Aumark 1089 – de 8,5 toneladas e propulsor de 152 cv de potência –, ambos leves. 
A recém-chegada Shacman, por sua vez, aposta nos pesados. No total, são cinco modelos a serem oferecidos, com três cavalos mecânicos, com configurações 4X2 e 6X4 de 385 cv e 6X4 de 420 cv de potência. Também existem duas versões de chassi, um caminhão plataforma com tração 6X4 e 385 cv e outro caminhão caçamba com a mesma disposição de eixos e motorização. Todos eles já estão disponíveis para venda, o que torna a Shacman a primeira marca a comercializar veículos de acordo com as normas do Proconve P7 no Brasil.
Na linha do transporte urbano de mercadorias, a CN Auto mostrou as diversas aplicações das linhas da Towner e Topic. No estande da marca, estavam a Towner Jr nas configurações de cabine simples e cabine dupla, que levam, respectivamente, 760 e 860 kg de carga. A Towner tem três versões: picape cabine estendida, furgão e para passageiros, todas desenhadas pelo estúdio italiano de design Pinifarina. As linhas Towner Jr e Towner são equipadas com um motor 1.0 de 48 cv. Para aplicações mais pesadas, a CN Auto ainda importa a Topic, que tem capacidade de carga superior a uma tonelada e motor de dois litros e 123 cv.
Já a Effa – também conhecida por vender automóveis de passeio no Brasil – apresentou o JBC, caminhão leve da marca. Ele tem capacidade para levar três toneladas e um motor de 3.2 litros e 103 cv e 25 kgfm a 2 mil rpm. Além dele, a Effa mostrou na Fenatran a sua linha de veículos comerciais reestilizados, que incluem a picape Start L e a van Start.
No caso da Chana, a maior novidade não foi relacionada a nenhum produto. É que a empresa resolveu escapar do duplo sentido e trocou de nome no Brasil. Agora será vendida sob a marca de Changan. Serão vendidos por aqui a linha de miniutilitários, batizados de MiniStar e Star. Existem opções de picapes de cabine simples, simples com baú, cabine estendida, dupla, passageiros e furgão. A diferença está sob o capô. Enquanto a MiniStar tem um motor de 970 cc com 53 cv, a linha Star tem um propulsor de 1.310 cc com 77 cv de potência.


Fonte: motordream

Disponível no(a):http://motordream.uol.com.br

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