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Monday, November 7, 2011

Teste: BMW K 1600 GTL faz turismo de luxo

Fotos: Infomotori/Itália

Teste: BMW K 1600 GTL faz turismo de luxo
BMW K 1600 GTL quer ser a nova referência no segmento touring



por Carlo Valente

Infomotori/Itália

exclusivo para Auto Press
A agressiva BMW K 1600 GTL fez sua estreia no estande da BMW Motorrad no Intermot, o salão internacional de motos de Colônia, na Alemanha, em 2010. Mesmo antes do lançamento, a motocicleta já era conhecida na época do desenvolvimento de seu motor de 1.600 cc. Famosa por seus motores de seis cilindros na linha dos automóveis, a BMW iria desenvolver pela primeira vez um motor nesta configuração para suas motocicletas.
De olho no mercado das grandes, como a Honda Goldwing 1800, a alemã elegeu sua representante para as castas mais altas do motociclismo.

A GTL é a versão topo de linha da K 1600 e incorpora equipamentos raros mesmo para o segmento. Estão presentes itens como suspensão com ajuste automático de altura em relação à carga, sistemas de entretenimento a bordo com conexões Bluetooth e navegador por GPS. Além disso, diversos dispositivos de segurança fazem parte do pacote mais completo para a motocicleta. Controle de tração, monitoramento da pressão dos pneus, sistema anti-furto e até mesmo faróis de xenônio adaptativos são tecnologias emprestadas dos carros da BMW para a motocicleta mais cara da gama. Os faróis realizam regulagens automáticas para compensar a inclinação em qualquer eixo da moto, além de mudarem a intensidade do facho de acordo com a velocidade imprimida. A K 1600 GTL é a primeira moto do mundo a contar com um sistema assim.
Uma tela de 5,7 polegadas domina o centro do painel e exibe informações do computador de bordo, como a medição de consumo instantâneo e médio, tempo de viagem e pressão dos pneus. O navegador com tela sensível ao toque – que pode ser removido para evitar furtos – também tem comandos no guidão.
A K 1600 GTL ainda possui controle eletrônico da suspensão, que regula automaticamente a carga dos amortecedores de acordo com as condições do piso e da carga transportada. O sistema auxilia as respostas da suspensão e ainda pode ser ativado nos modos Normal, Sport e Comfort. Também são três as configurações possíveis para o controle de tração: Road, que abrange a utilização normal da moto, Rain, que apura as reações do sistema para pisos molhados, e Dynamic, que permite uma condução mais esportiva, dando mais liberdade ao piloto no comando da grande moto.
Mas a estrela da K 1600 GTL é o monumental seis cilindros. O propulsor foi inteiramente desenvolvido para esta moto, cujo projeto previa desde o início a instalação de um motor dessas proporções. Por isso, foram eliminados problemas como a largura ou comprimento excessivo, assim como o peso, que ficou mais bem distribuído. O motor pesa 102,6 kg e é o mais leve de sua categoria. Isso se deve à utilização de materiais menos densos e à redução do volume do propulsor ao mínimo necessário. Os cilindros possuem 72 milímetros de diâmetro e suas paredes têm apenas 5 milímetros de espessura.
O design eficiente libera espaço para os ocupantes. A frente compacta e o motor menor que o usual permitem que o assento fique a 75 cm do chão e rebaixar o centro de gravidade, o que facilita manobrar mais de 300 kg com o tanque cheio. A única ausência é a marcha a ré, que facilitaria ainda mais as manobras de estacionamento.




Primeiras impressões

Cara de elefante e coração de gazela

por Carlo Valente

Infomotori/Itália
Na virada da chave, o painel da K 1600 GTL, acende e brinda o piloto com uma quantidade vasta de informações, o que se mostra muito útil. O som do motor é um caso à parte. Imediatamente um rugido alto e largo chama a atenção e faz feliz quem está em volta. E principalmente o piloto.
O guidão largo desfavorece o piloto nas manobras, mesmo as mais simples. Nesse quesito, o erro fica por conta da moto não possuir marcha a ré. Essencial para motos dessa magnitude – o modelo pesa 321 kg.
Na estrada, a K 1600 GTL encontra seu ambiente. Livre de seu peso de elefante, ela se comporta como uma gazela, graças à força dos seis cilindros. O motor de 1.600cc e 162 cv é flexível e mesmo em sexta marcha o convida a andar mais. Ainda em alta velocidade é possível escutar o som do rádio. Porém, para ouvir os barulhos externos é preciso levantar a viseira do capacete. Já no trajeto urbano, a moto tem boa agilidade, principalmente nas curvas, onde ela não aparenta ter o peso que tem e mostra sua dinâmica.
Um aspecto bastante prejudicado dessa BMW é o reflexo da luz sobre o navegador. Em certos momentos fica impossível encontrar qualquer informação necessária. Outro aspecto negativo fica para quem andar no carona. As alças são curtas e estreitas. Posicionadas bem perto da carenagem deixam pouco espaço para as mãos. Uma solução mais inteligente na K 1600 GTL é o Cruise Control. Quando ativado, bastar repousar as mãos no guidão e apreciar a paisagem.



Ficha Técnica
BMW K 1600 GTL
Motor: A gasolina, quatro tempos, 1.600 cc, seis cilindros em linha, quatro válvulas por cilindro, duplo comando de cabeçote. Injeção eletrônica multiponto sequencial e refrigeração a ar.
Câmbio: Manual de seis marchas à frente com transmissão por eixo-cardã.
Potência máxima: 162 cv a 7.750 rpm.
Torque máximo: 17 kgfm a 5.250 rpm
Diâmetro e curso: 72 mm x 67,5 mm. Taxa de compressão: 12,2:1.
Suspensão: Dianteira Duolever com dois braços longitudinais e um conjunto mola-amortecedor com 115 mm de curso eletronicamente ajustável; traseira Paralever com monobraço traseiro e mola-amortecedor central com 135 mm de curso eletronicamente ajustável.
Pneus: 120/70 ZR 17 na frente e 190/55 ZR 17 atrás.
Freios: Dianteiro: Disco duplo de 320 mm de diâmetro com pinça de fixação radial de quatro pistões. Traseiro: Disco simples de 320 mm de diâmetro com pinça de dois pistões fixos. Oferece ABS
Dimensões: 2,48 metros de comprimento total, 1 m de largura, 1,46 m de altura, 1,61 m de distância entre-eixos e 0,75 m de altura do assento.
Peso: 321 kg. Em ordem de marcha 348 kg.
Tanque do combustível:  26 litros.
Produção:  Berlim, Alemanha.
Preço:  21.850 euros. Preço sugerido no Brasil: R$ 108 mil.




Fonte: motordream

Disponível no(a):http://motordream.uol.com.br

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