Lançada na Europa em 2000 e desembarcando aqui no ano seguinte, a Xsara Picasso foi apresentada ao mundo pela primeira vez como um carro-conceito, em 1998. Ainda que suas formas originais não tenham recebido aceitação unânime, seu ar de modernidade era indiscutível.
Entretanto, os anos passaram, e a idade do seu projeto se aproxima de uma década, sem mudanças quaisquer. Por mais que ela continue atraente, as concorrentes surgiram e/ou se aperfeiçoaram, como a Chevrolet Zafira, e algo deveria ser feito com a minivan francesa produzida no Brasil. Suas sucessoras naturais seriam as elegantes C4 Picasso e Grand C4 Picasso, mas por enquanto temos que aceitar o leve face-lift promovido exclusivamente para o mercado brasileiro.
A parte mais beneficiada de seu exterior foi a frente, que ganhou novos elementos que ajudam a sintonizá-la com as últimas tendências da marca, como o logotipo integrado à grade. A traseira ganhou apenas novos pára-choque e logotipos. No interior, novos revestimentos, agora mais escuros para atender os pedidos dos clientes.
A tabela de preços foi mantida, com as combinações de motores 16v 1.6, de 110/113 cv (gasolina/álcool), e 2.0, de 138 cv, e de versões, básica GLX, que ganha novas calotas, e topo Exclusive. Novas cores foram adicionadas ao catálogo, e agora ela conta com o sistema de revisões com valor padronizado, a cada 10.000 km.
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