Lançado em 2009, o Renault Symbol nunca obteve muito destaque quando são consideradas as vendas – quase sempre está entre os 50 carros mais vendidos, porém atrás da 40ª posição. É hora de descobrir quais qualidades ele entrega – e quais são seus defeitos.
Primeiramente, a Renault gostaria de vender o Symbol no México, onde é comum sedans fazerem sucesso. Porém a produção do modelo foi instalada na Argentina, e de lá o Renault passou a ser vendido no Brasil.
Para quem não se recorda, o Symbol não é um carro 100% novo, e sim uma pesada re-estilização no conhecido Clio Sedan (que saiu de linha), porém com a atual roupagem Renault. Observe o formato das portas e dos vidros, idênticos ao antigo sedã. No geral o Symbol é bonito - não maravilhoso, mas ao menos mais atraente que Logan, Clio Sedan, 207 Passion e Siena.
O porta-malas encolheu 10 litros em relação ao Clio Sedan, mas o Symbol está longe de ser apertado. E vem bem equipado: ar-condicionado (manual), direção hidráulica, travas e vidros elétricos, airbag duplo, alarme, banco do motorista e volante com regulagem de altura, protetor de cárter e detalhes prateados na cabine são itens de série.
Disponível apenas com motor 1.6 16V HiFlex (110/115 cavalos, com gasolina/etanol), a versão avaliada foi a básica, Expression, que vem com calotas nas rodas aro 14". O modelo é silencioso (nada que se compare ao Fluence, seu "irmão maior"). Por R$ 38 490, é uma ótima opção no segmento: o modelo não tem re-estilizações previstas e possui um pacote muito bom de equipamentos. Mas possui defeitos também: a visibilidade traseira é muito ruim, a ergonomia não é das melhores e o consumo é razoável.
Há uma versão mais completa, a Privilège, por R$ 44 390.
Avaliação Final
Symbol VS. "Meu Carro"
Apesar de ser uma excelente opção, não faz muito o meu gênero automotivo. Acredito que a Renault deveria investir em publicidade com o Symbol - não precisa exagerar, como no Funk da Formiga da Nissan, mas o carro tem diversas qualidades que, creio, ninguém enxerga.
Symbol VS. "Carro do Papai"
Ele não vê sentido em lançar o Symbol, quando já temos outro sedan da Renault, o Logan. Apesar disso, o papai acha o Symbol comparável ao Polo Sedan - e também que uma re-estilização nos moldes de Fluence e Sandero 2012 não faria mal...
Nota Final
8,9
No comments:
Post a Comment