O Honda Fit/Jazz foi lançado em junho de 2001 (no Japão) |
Adotou o segmento das minivans compactas. |
Painel relusente que lembrava o Civic da época. |
Dependendo da região, o Fit é equipado com um motor 1.2, 1.3, 1.5 i-DSI, ou um 1.5L V-TEC (isso no Japão). Todos os quatro motores são baseados no motor Honda L-Series. Os motores 8V i-DSI (Dual Sequencial Intelligent) utilizam duas velas por cilindro, permitindo uma queima mais completa da gasolina, reduzindo assim o consumo de combustível e as emissões, permitindo para o torque máximo em rotações intermediárias. O motor V-TEC 1.5 tem a configuração típica de 16 válvulas. Os motores estão acoplados a uma caixa manual de 5 velocidades, automática de 5 velocidades ou transmissão continuamente variável (CVT), novamente dependendo da região. Duas formas do CVT eram oferecidas: o regular e o CVT-7. O CVT-7 tem a tradicional escolha da gearless mudando, e um fluxo suave e contínuo de corrente com a opção adicional de sete, controlado por computador ou controlado por paddle-shifters na coluna de direção.
Aqui no Brasil, ele era equipado com um 1.0 (90 cv), 1.4 (115 cv) e um 1.6 V-TEC (120 cv). O 1.6 V-TEC era o único motor (do Fit) que usava comando de 16 válvulas (na segunda geração, todos ganharam 16V).
O Fit Sport foi lançado em 2006, menos no Brasil. |
O carro também era usado em corridas. |
O Fit reestilizado foi lançado em 2008. |
Duas coisas inéditas vieram: o amarelo e leds nas lanternas traseiras. |
Painel chegava a ser mais moderno que o de Civic e Accord. |
O Honda Fit é chamado de Jazz na Europa, África, Ásia e Oceania. |
A segunda geração do Fit foi desenvolvido seguindo a tradição de, no máximo um Honda masculino, e o conceito mínimo da máquina com o objetivo de criar o carro ideal para uma nova era. Para fornecer os valores que excedam as expectativas dos clientes para um carro pequeno e estabelecer uma nova referência no segmento de carros pequenos altamente competitivo, a carroceria, a utilidade e performance de condução foram ainda mais avançados com o novo Honda Fit.
A embalagem do novo Fit é baseado no layout inovador Honda no centro do tanque, com uma maior distância entre-eixos e vias mais largas para o espaço interior e funcionalidade melhorada, combinada com a capacidade de manobra de carros pequenos de um mínimo de 4,70 m de raio de giro. O pilar da frente tenha sido movido para a frente para criar um interior espaçoso, enquanto que o exterior apresenta um estilo hilariante. Um engenhoso esquema interior ajudaram a criar uma cabine confortável, com espaço equivalente a um sedã médio.
O desempenho do novo Fit é possibilitado por um 1.3 recém-desenvolvido com um motor VTHC que oferece potência máxima de 141 cv. Combinado com uma transmissão continuamente variável (CVT) e conversor de torque desenvolvido recentemente, o motor fornece a condução agradável e líder da categoria: 24 km/l na economia de combustível. A rigidez corporal e desempenho de segurança de travamento foram reforçados, mantendo peso equivalente ao da geração anterior. Além disso, o chassi do novo design também ajuda a alcançar um conforto superior e manuseio constante.
Recentemente adicionado à linha Honda Fit é a versão RS [foto 4], que destaca um personagem alegre e sofisticada, com um recém-desenvolvido motor i-VTEC 1.5 e uma suspensão especialmente projetado com estilo aprimorado e uma rica sensação.
No Brasil, ele chegou em janeiro de 2008, junta com uma nova opção de motorização: o 1.5 V-TEC de 125 cv.
Em 2008, o Fit Sport entrou em cena novamente. Agora, mais potente: um motor 2.0 de 170 cv. Dessa vez, ele vinha apenas na cor Vermelho Indena.
Em 2010 foi lançado o Jazz Hybrid... |
...em uma cor chamativa (e híbrida)... |
...com painel black piano... |
...e sistema Econ. |
A bateria IMA e da unidade de controle de potência foram integradas na área sob o piso da bagageira, mantendo a área de boot normal e permitir que os "assentos Magic" dobrar da mesma maneira como as versões não-híbrido. Isto significa que os bancos ainda prega totalmente plana para fornecer um litro 831 surpreendente de espaço ou as bases do assento pode ser dobrado para se sentar na vertical, de modo a acomodar os itens de altura dentro do carro.
O sistema híbrido IMA é compartilhado com o Insight e o CR-Z, aproveitando-se da confiabilidade comprovada desta importante tecnologia. Com quase duas décadas de desenvolvimento e 10 anos de vendas por trás dele, o sistema Honda IMA provou ser um sistema flexível e confiável, com mais de meio milhão de veículos na estrada beneficiando da sua combinação de baixas emissões e economia de combustível.
O novo modelo possui o sistema IMA, o mesmo do híbrido Insight, utilizando o mesmo motor 1.3 i-VTEC, assim como seu irmão híbrido dedicado. O sistema IMA é combinado com uma caixa de câmbio CVT do Honda Jazz e com emissões de apenas 104 g/km de CO2, que tem a menor emissão de CO2 de um carro automático no segmento B. Como um híbrido, o novo carro tem níveis ultra-baixos de outras emissões de escape, e não apenas elementos passivos.
O híbrido é vendido apenas nos lugares onde ele é chamado de Honda Jazz.
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