Será que cabe tanto carro nas cidades? São cada vez mais longos os engarrafamentos. Em algumas capitais, não se consegue passar dos quinze quilômetros por hora e Goiânia entrou para essa lista. Já tem um milhão de carros.
É um anda e para o tempo todo e falta paciência aos motoristas. “Na minha opinião, tem muito ‘roda dura’ aqui dentro”, brinca o motorista profissional Tito Pereira Santana.
Acidentes de trânsito, motorista estressado, barulho de buzina e os cruzamentos onde não cabe todo mundo. A descrição acima lembra o trânsito de São Paulo, mas são cenas de Goiânia, em um dia comum. "Nós estamos no caos realmente”, reclama a advogada Luciana Zani.
A capital de Goiás acaba de se juntar ao grupo de cinco cidades brasileiras com mais de um milhão de veículos. É quase o mesmo número da população da cidade com idade para dirigir. A maioria dos carros estacionados em um pátio já foi vendida. Por dia, uma concessionária chega a entregar 40 veículos.
Mas basta dar uma rápida olhada para perceber que muita gente prefere não dividir o carro com ninguém, e muito menos mudar o meio de transporte. Enquanto isso, para abrir passagem, praças são cortadas ao meio e viadutos são construídos, mas o trânsito continua lento. Segundo a prefeitura, chega a 15 quilômetros por hora no começo e no final do dia. Com o aumento da frota veio outra preocupação: os assaltos. Em 2011, foram roubados 3,33 mil veículos, uma média de 20 por dia.
Além de Goiânia, outras cinco cidades brasileiras têm mais de um milhão de veículos: São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Brasília e Curitiba. Os dados são do Detran de cada estado.
|
|
---|
Subscribe to:
Post Comments (Atom)
No comments:
Post a Comment