Surgido no fim dos anos 80, o segmento das minivans tem sua história iniciada por dois fatos curiosos. Além de toda a revolução que causou, ao oferecer amplo espaço para a família num desenho muito mais elegante que o de um furgão adaptado ou uma enorme perua, sua inauguração foi feita por duas pioneiras: na Europa com Renault Espace e nos EUA com as gêmeas univitelinas Dodge Caravan, Plymouth Voyager e Chrysler Town & Country.
E deste modo foi que a T&C surgiu, graças à irracional política norte-americana de oferecer um mesmo projeto como um modelo de cada marca que as Três Grandes (Chrysler, Ford e GM) possuem. Se a Plymouth Voyager sucumbiu com o fim de sua marca, as outras duas hoje em dia são consagradas pela vocação familiar que vêm preservando ao largo de três gerações (dos veículos).
Mas cada mudança de plataforma fez o modelo crescer, e hoje em dia a T&C oferece sete lugares, migrando a uma subcategoria que vem ganhando força nos últimos anos: as midivans, como Renault Grand Scénic e Citroën Grand C4 Picasso. Logo, a midivan da Chrysler agora chega por aqui na linha 2012, por R$ 173.900.
Seu desenho recebeu alterações sutis, como lanternas em LEDs e grade dianteira a la 300C. O interior teve melhorias nos sistemas Stow ‘n Go, de rebatimento e retirada dos bancos, e Uconnect, cujas funções multimídia contam com um disco rígido de 30 GB para o usuário e DVD player, num pacote de itens que inclui bancos de couro, ar-condicionado digital trizona e portas deslizantes automáticas.
O motor num carro desses precisa ser bem forte, e a Chrysler sabe disso: agora o modelo conta com o 3.6 V6 Pentastar de 283 cv, mais moderno que o 3.8 anterior. Mas o perfil do carro é claramente familiar, e isso se define por itens como o câmbio automático de seis marchas e a suspensão macia, que segundo a marca também foi melhorada.
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