tattoos

Wednesday, October 19, 2011

Ford New Fiesta Hatch: qualidades de Premium, preço de médio


Causa estranheza saber que o Ford New Fiesta foi lançado em 2008 na Europa, e desde o começo de 2010 está disponível nos Estados Unidos nas carrocerias hatchback e sedan, com modificações para se adequarem ao mercado norte-americano. Mas, se em agosto de 2010 o New Fiesta Sedan chegava por aqui, o hatch demorou mais de um ano para ser vendido por aqui. O Auto REALIDADE foi conferir.


Particularmente, o New Fiesta é mais bonito em fotos do que ao vivo. Na cor branca, principalmente, lembrei-me demais do New Fiesta Sedan que havia avaliado há um ano (veja aqui) – inclusive pelas rodas do modelo intermediário, iguais.


Por dentro ele é mais amigável. O design do volante, rádio e instrumentos nos faz esquecer do velho Fiesta RoCam, que continua em linha até 2013, quando será substituído por uma versão mais em conta do New Fiesta, com acabamento bem inferior e possivelmente com motor 1.0, que será fabricado no Brasil.


Mas o novo Fiesta desliza em detalhes simples, como a maçaneta, sem pintura, e que dá impressão de fragilidade. Sem falar que o painel de porta é parcialmente sem forração.

A tela do rádio (que possui outras funções) é bem mais chamativa do que parece. Botão de desativação do airbag do passageiro está muito à vista, logo acima dos comandos de ar-condicionado
Velocímetro marca até 220 km/h, mas painel não inclui termômetro de água

O motor é 1.6, mas não se trata do RoCam, e sim do novo Sigma de 110/115 cavalos com etanol, que garante bom desempenho sem tanto consumo, apesar dos 1145 quilos de peso. O câmbio é unicamente manual de cinco velocidades, enquanto concorrentes como C3, Polo e Punto dispõem de transmissão robotizada ou automática como opcional. Ou seja, o pequeno descansa-braço para o motorista acaba ficando sem serventia alguma.


Mas todas as críticas que fizemos até agora ao New Fiesta Hatch foram pequenas. O grande ponto falho da Ford foi colocar o modelo básico pelo preço de R$ 48 950, sem no entanto incluir freios ABS e air-bags duplos. É isso mesmo que você leu. O velho Fiesta RoCam esteve disponível com motor 1.6 e os dois itens de segurança por R$ 37 990 com a chegada do JAC J3.

New Fiesta Hatch está disponível em três pacotes de acabamento

O modelo completo é bastante recheado, com sete airbags (incluindo um para os joelhos do motorista), mas custa R$ 54 950. Pense bem: por este preço dá para levar um Focus GL, um Nissan Tiida ou um C4, hatches maiores e que satisfazem mais o consumidor.

Veredicto: o New Fiesta ganhou diversos prêmios de design com mérito, mas a Ford praticamente se apoiar apenas nisso para fazer o modelo se vender. É o carro ideal para se dar de presente, por ser pequeno, refinado e com bom desempenho, mas pagar por um completo é dureza...

Nota Final

8,4


No comments:

Post a Comment

 

blogger templates | Blogger