Se ficar pertinho de um carro que você admira é muito bom, o que dizer quando o modelo em questão não é vendido oficialmente no Brasil? É o caso do Ford Mustang, rival histórico dos igualmente norte-americanos Chevrolet Camaro e Dodge Challenger. Conferi de perto o “pony-car”, especialmente trazido para Teresina (PI) durante a semana passada e que já tinha ido embora logo após três dias após as imagens (18/10).
O Mustang lembra um pouco um carrão de brinquedo, ainda mais com essas grandes rodas que fazem o estilo DUB.
A cor azul-escuro é quase preta, mas caiu muito bem no Ford, que possui emblema próprio: o cavalo galopante.
O Mustang exposto na Antares Veículos (autorizada Ford no Piauí) foi trazido da Bahia e utiliza motor V6 (até 2010 era um 4.0 SOHC de 210 cavalos, substituído na atual linha por um 3.7 24v de 305 cv).
Para efeito de comparação, o Camaro 1LT (versão mais "fraca" vendida nos Estados Unidos) oferece um motor 3.6 V6 de 304 cavalos.
Por dentro não pode-se esperar muitos luxos, afinal, é uma versão básica de um pony-car. Mas o Mustang traz todos os itens esperados de, por exemplo, um sedan médio, como câmera de ré (instalada posteriormente), sistema de som, ar-condicionado e câmmbio automático - item dispensável para os amantes de uma tocada esportiva.
Os bancos são anatômicos e o acabamento é aceitável. Diferentemente do Camaro, o freio de mão fica do lado "certo", próxima ao motorista.
Nos Estados Unidos, o Mustang custa US$ 22 310 (valor sem opcionais). Por lá, possui um grande mercado - vendeu 73 716 unidades no último ano. No Brasil ainda é um carro exclusivo, pois só pode ser trazido por importadores independentes, onde ele custa cerca de R$ 150 000 zero-quilômetro.
E então, qual dos três muscle-cars é o mais legal?
Mustang, Camaro ou Challenger?
Dinamicamente, os “pony-cars” devem cada vez menos aos modelos europeus, mas são carros mais passionais, onde influencia bastante o contato com as máquinas. Partindo disso, ponho o Camaro na primeira colocação. Apesar de já tender a ser um carro comum, ele oferece um interior mais tecnológico e as comodidades de comprar um carro que é importado oficialmente - como garantia de fábrica, adaptação para a gasolina brasileira e reposição de peças. O Mustang transpira qualidades e é garantia de não passar despercebido (curiosamente, uma pessoa o confundiu com o "novo Maverick", mas quase todos sabiam para que carro estavam olhando...). Já o Dodge Challenger ainda estava de painel "velho" na época em que fui à Brasília (DF, 2010). Apesar do visual bastante interessante, o interior era o menos interessante do três, situação que mudou em 2011.
Nota Final
9,4
GALERIA DE FOTOS
Mustang foi utilizado para chamar a atenção dos consumidores aos modelos da Ford. E deu certo!
Capa do retrovisor não é pintada
Lanternas são seccionadas, como no Mustang 1964
Janela não possui moldura; design fica mais interessante
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