tattoos

Saturday, October 22, 2011

Peugeot vai duplicar fábrica no RJ, diz ministro do Desenvolvimento

22/10/2011 Carros do Álvaro — Anúncio oficial deverá ser feito pela marca na semana que vem.
MAN, de caminhões, também investirá em fábrica no RJ.

O ministro do Desenvolvimento, Fernando Pimentel, anunciou nesta sexta-feira (21) que a montadora francesa Peugeot vai duplicar sua fábrica em Porto Real, no RJ. Segundo o governo federal, com a expansão, a região se tornará o segundo maior pólo automobilístico do país.

Há duas semanas a japonesa Nissan confirmou que vai construir uma fábrica em Resende, onde a MAN também produz caminhões e ônibus.

“Semana que vem, provavelmente, a Peugeot vai anunciar a duplicação da planta que tem na região. Então, a região de Resende e Itatiaia, enfim, aquele conjunto de municípios ao longo da [Via] Dutra vai o segundo maior pólo automobilístico do Brasil”, afirmou o ministro. O grupo PSA Peugeot Citroën já havia divulgado que realizaria uma cerimônia na quarta (26), na sede do governo do Rio de Janeiro, "para anúncio da fase 2 de sua implantação no estado". Procurado pelo G1 nesta sexta, o grupo diz que não poderia adiantar o que será anunciado no evento.

Também nesta sexta, a MAN confirmou ao governo federal o investimento de R$ 1 bilhão no Brasil entre 2012 e 2016. Pimentel, que participou de reunião de executivos da marca com a presidente Dilma Rousseff, diz que os recursos serão aplicados para dobrar a capacidade de produção na fábrica em Resende, que passará para 140 mil veículos por ano.

Planos de outras marcas
Na semana passada, o Ministério do Desenvolvimento também divulgou que a BMW apresentou um plano de construir uma fábrica no Brasil. Na ocasião, executivos da marca teria questionado a alta do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para carros importados de fora da Argentina, Uruguai e México, que atinge a montadora alemã. A marca não confirmou ao G1 que tem intenção de se instalar no país e diz que uma decisão deve ser tomada somente no fim do ano.

A chinesa JAC Motors, junto com sua representação no Brasil, divulgou neste mês os planos de instalar-se no Polo de Camaçari, na Bahia. Outra montadora da China, a Chery, inaugurou em julho passado a pedra fundamental da fábrica em Jacareí, SP. A Fiat, instalada em Betim, MG, também planeja abrir uma nova planta em Pernambuco. A Toyota iniciou no ano passado a construção de sua segunda fábrica no Brasil, em Sorocaba, SP. A montadora já possui uma planta em Indaiatuba, também no interior do estado.

A Mitsubishi projeta uma fábrica de motores no Brasil e pretende ampliar a linha de montagem em Catalão, GO. A francesa Renault também anunciou recentemente o aumento da produção em São José dos Pinhais, PR, onde também são feitos veículos da Nissan. E a General Motors iniciou, em abril passado, a construção de uma fábrica de motores em Joinville, SC.

IPI adiado
Pimentel também comentou a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) da última quinta (20) de adiar para dezembro o aumento do IPI para carros importados. "Acho que não tem prejuízo. O objetivo nosso era trazer novos investimentos, estimular que as empresas venham produzir no Brasil aquilo que hoje elas apenas exportam para o Brasil e esse objetivo está sendo atingido", disse o ministro.
Fonte disponível no(a): G1.Globo.com

No comments:

Post a Comment

 

blogger templates | Blogger