08/11/2011 Carros do Álvaro — Do original Projeto 178 ao Projeto 326: as mudanças no Fiat Palio.
Nos anos 90, quando o mercado precisava de um novo impulso, a Fiat resolveu criar um projeto para um novo compacto, ao invés de lançar por aqui o Punto italiano, que já era um sucesso na Europa. Foi assim que nasceu o Projeto 178, pensado para mercados em desenvolvimento, que geraria o Palio, o Siena, a Palio Weekend e a Strada.
Em 1996, estreava no Brasil o Palio, com plataforma que dava especial atenção à rigidez estrutural devido às más condições das estradas do país. Isso se refletiu no desenho das colunas traseiras do carro, que ficaram bastante grossas. As linhas arredondadas, a frente “afiada” e as luzes frontais em forma de amêndoas do projeto do Centro Stile Fiat e do estúdio IDEA, conferiram a ele um estilo muito moderno para a época. Pouco depois de começar a ser produzido no Brasil, o Palio começou a ser montado na Argentina e depois em outros países, chegando à Europa.
A primeira reestilização da família 178 foi feita em 2001. As formas saíram da prancheta de Giorgetto Giugiaro, responsável pelos Fiat Uno, Panda e Punto, pelo Lancia Delta e pelo primeiro VW Golf, dentre outros. Os destaques eram o novo painel e o estilo mais formal da frente do carro, com o capô mais plano e faróis mais retilíneos. Outra inovação foi a chegada dos motores Fire de 16v.
Em 2004 Giugiaro foi responsável pela chegada da terceira geração da família, a mais elegante para o portal Autocosmos. Ela trazia pára-choques arredondados, grandes faróis em forma de olhos e novas lanternas traseiras. O painel de instrumentos foi completamente modificado, com desenho focando na solidez e na sensação de qualidade.
A última reestilização do Palio baseado na plataforma 178 chegou em 2008, quando ele incorporou elementos da nova estética global da montadora italiana. Destacam-se a nova grade e as mudanças na parte traseira do carro, novo formato de faróis e portas. Os pára-lamas ficaram mais robustos e as janelas da versão 3 portas ganharam novas linhas.
Agora, o Palio ganhou enfim uma nova geração de verdade, com uma plataforma inteiramente nova, com estilo bem diferente do original e com itens de outros desenhos famosos da Fiat. Entretanto, por aqui o Palio original ainda parece longe da aposentadoria. Ao que tudo indica, as versões Fire, ainda sobre a base anterior continuarão à venda devido às boas vendas. Ele continuará cobrindo o nicho de mercado entre o novo Fiat Uno e seu sucessor.Fonte disponível no(a): MotorDream.uol.com.br
Nos anos 90, quando o mercado precisava de um novo impulso, a Fiat resolveu criar um projeto para um novo compacto, ao invés de lançar por aqui o Punto italiano, que já era um sucesso na Europa. Foi assim que nasceu o Projeto 178, pensado para mercados em desenvolvimento, que geraria o Palio, o Siena, a Palio Weekend e a Strada.
Em 1996, estreava no Brasil o Palio, com plataforma que dava especial atenção à rigidez estrutural devido às más condições das estradas do país. Isso se refletiu no desenho das colunas traseiras do carro, que ficaram bastante grossas. As linhas arredondadas, a frente “afiada” e as luzes frontais em forma de amêndoas do projeto do Centro Stile Fiat e do estúdio IDEA, conferiram a ele um estilo muito moderno para a época. Pouco depois de começar a ser produzido no Brasil, o Palio começou a ser montado na Argentina e depois em outros países, chegando à Europa.
A primeira reestilização da família 178 foi feita em 2001. As formas saíram da prancheta de Giorgetto Giugiaro, responsável pelos Fiat Uno, Panda e Punto, pelo Lancia Delta e pelo primeiro VW Golf, dentre outros. Os destaques eram o novo painel e o estilo mais formal da frente do carro, com o capô mais plano e faróis mais retilíneos. Outra inovação foi a chegada dos motores Fire de 16v.
Em 2004 Giugiaro foi responsável pela chegada da terceira geração da família, a mais elegante para o portal Autocosmos. Ela trazia pára-choques arredondados, grandes faróis em forma de olhos e novas lanternas traseiras. O painel de instrumentos foi completamente modificado, com desenho focando na solidez e na sensação de qualidade.
A última reestilização do Palio baseado na plataforma 178 chegou em 2008, quando ele incorporou elementos da nova estética global da montadora italiana. Destacam-se a nova grade e as mudanças na parte traseira do carro, novo formato de faróis e portas. Os pára-lamas ficaram mais robustos e as janelas da versão 3 portas ganharam novas linhas.
Agora, o Palio ganhou enfim uma nova geração de verdade, com uma plataforma inteiramente nova, com estilo bem diferente do original e com itens de outros desenhos famosos da Fiat. Entretanto, por aqui o Palio original ainda parece longe da aposentadoria. Ao que tudo indica, as versões Fire, ainda sobre a base anterior continuarão à venda devido às boas vendas. Ele continuará cobrindo o nicho de mercado entre o novo Fiat Uno e seu sucessor.Fonte disponível no(a): MotorDream.uol.com.br
No comments:
Post a Comment