O Auto REALIDADE avaliou o Renault Sandero há alguns meses,mas, com o lançamento da linha 2012 (que ficou mais barata e mudou por fora epor dentro) e a curiosidade dos nossos leitores (atiçados pelo Uau! da atriz do comercial), decidimos andar no novo modelo. Desta vez optamos pelo Stepway 1.6,que, afinal, foi o integrante da família que apresentou as mudanças maissignificativas.
O Sandero sempre foi um carro surpreendente – ao menos noscomerciais. Derivado do Logan, a própria Renault divulgou suas primeirasimagens em 2007, com lançamento em dezembro daquele ano. O hatch erasurpreendentemente bonito em relação ao Logan, pelo menos ao vivo – ou naquelacor Azul do lançamento. Em 2008, a campanha publicitária dizia: o Renault quevocê não esperava (lembra?). Este ano o lema segue parecido: surpreenda-se.
Aproveitando a linha de design inaugurada no Brasil peloFluence (caracterizada pelo logotipo Renault sem a “companhia” de grades), oSandero exibe nova frente, com novos faróis (o formato é o mesmo, mas o desenhointerno é muito parecido com o do Symbol), novo para-choque (com um “bocão”parcialmente aberto, totalmente pintado de preto) e novas aberturas lateraispara acomodar os faróis de neblina. O capô não mudou, continua com os doisvincos que se integravam à antiga grade, que não existe mais.
Na lateral, destaque para as novas rodas ou calotas. Atraseira recebeu lanternas que não mudaram de formato para não alterar acarroceria, mas ganharam volume e ficaram quadradas. Na versão Stepway, aslanternas são parcialmente negras, como no Golf. Outra mudança está nalogotipagem, com novas tipologias para os nomes. A palavra “Sandero” situa-seagora abaixo do logotipo Renault, como no Grand Tour e no Fluence.
Por dentro, as novidades estão na parte central do painel,que ostenta mais requinte, com espaço para rádio Double-DIN (aqueles maiores,que têm frente duas vezes maior que um estojo de CD Player comum), moldura em“Black-piano” (encontrado também no Ford Fusion), novos botões dear-condicionado, grafismos novos no quadro de instrumentos (agora, comiluminação laranja), painéis de porta com tecido e novo volante (nas versõescom airbag), igual ao do Duster.
O espaço interno é igual ao modelo anterior – e ótimo. Pelovisto, só eu enxergo um problema crônico no Sandero: a porta traseira é pesada(por conta do recorte alto, com um canto perigoso) e para fechar, o braço émuito curto e dá impressão de fragilidade, o que faz a pessoa fechar a portasegurando por ela mesma.
Não há novidades na mecânica: permanecem em linha os motores1.0 HiFlex de 77 cavalos, 1.6 Hi-Torque de 95 cavalos e 1.6 16V HiFlex de 112cavalos (avaliado), com 15,5 kgfm de torque. Assim como no Logan, o pesoelevado (1177 quilos) pede um propulsor 1.6, o que deixa o Sandero esperto emtodas as situações.
Se a intenção da Renault é atacar os chineses JAC, Chery eoutros que chegam com mais força, oferecendo um carro competitivo, ela acertouem cheio. O Sandero 2012 é mais bonito, possui ótimo espaço interno, interiorbem-feito, custo de manutenção aceitável e, além de tudo, ficou mais barato. OStepway avaliado caiu de R$ 45 690 para R$ 42 600, diferença suficiente parapagar o seguro por um ano. O Authentique 1.0 ficou R$ 990 mais barato – agoraparte de R$ 28 700 – diferença considerável, num segmento em que R$ 1,00 contamuito.
Avaliação Final
Sandero VS. “Meu Carro”
O Sandero é um produto interessante para jovens, com umdesign que atrai, com a mesma força, rapazes e garotas. A mudança da linha 2012não foi profunda (o para-choque traseiro é o mesmo), mas foi oportuna – oSandero conservava o visual por três anos, e já dava sinais de descompasso comos atuais Renault. E a montadora, além de fazer o face-lift no exterior, mudouo interior e ainda abaixou os preços. Agile, Fiesta, Fox e J3 que se cuidem,pois o Sandero 2012 vem para conquistar.
Sandero VS. “Carro do Papai”
Foi a primeira vez, em toda a história do Auto REALIDADE,que uma avaliação negativa foi dada a um carro. A abertura/fechamento da portatraseira faz o papai se recusar a comentar sobre o Sandero até o problema serresolvido (e olha que não existe previsão de próxima geração para o hatch, quenem mudou na Europa...)
Nota Final
8,8
No comments:
Post a Comment