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Sunday, November 6, 2011

Fiat Palio

PalioEle surgiu em 1996 estiloso, moderno e trazendo recursos inéditos na categoria. Em 2000 já celebrava que toda a família que fez caiu no gosto do público. No ano de 2004 ficou mais elegante, com luxos dignos de modelos bem mais caros. Em 2008 ganhou adereços ressaltando a esportividade. E na linha 2012 ele só conserva o nome. Ficou mais espaçoso, mais seguro, mais bonito, mais potente e mais luxuoso. O sucesso de vendas da Fiat brasileira chega à sua melhor safra.

O desenho do Palio nunca se restringiu a manter tradições visuais entre suas próprias gerações: ele sempre ficou foi alinhado com os conceitos da Fiat mundial de cada época. Ou seja, olhando-o de qualquer ângulo é possível lembrar de seus “parentes”. Na dianteira temos grandes farois cravejados numa área que harmoniza capô, paralamas e parachoque em uma só superfície, recurso típico do Punto. Sua aparência alta e curta e a grande tomada de ar remetem ao Uno, enquanto a cereja deste bolo são os frisos cromados ladeando o logotipo da marca, no melhor estilo Cinquecento.

Novo Fiat PalioAs laterais trouxeram um ar discreto, com vincos suaves que dão ideia de fluidez, além da imponência da linha de cintura alta. E tal fluidez consegue uma conotação mais esportiva na versão de topo, mas esta merece todo um espaço à parte. Já a traseira ostenta vistosas lanternas de formato misto: a posição elevada é marca do Punto desde sua primeira geração, enquanto sua base em formato de canhão traz o Bravo à mente. E a parte inferior da traseira volta a lembrar o Uno, com o parachoque volumoso e com uma parte emborrachada para maior proteção.

Espaço apertado, saídas de ar muito baixas e painel antigo? A nova plataforma do Palio responde com entre-eixos maior e uma cabine também inteiramente refeita. Os bancos agora vêm com revestimentos em desenhos variados, e oferecem vista para um bonito volante de três raios, a um quadro de instrumentos amplo e moderno, e a um console central com uma faixa em cor diferente, saídas de ar maiores e a excelente ideia de até 17 porta-objetos, como o que fica sobre os difusores centrais. Já se pode perceber o quão redundante fica afirmar que ele ficou mais equipado que o antecessor.

O modelo oferece as versões Attractive, Essence e Sporting, sempre com quatro portas. A primeira pode vir com 1.0 e trazendo farois biparábola, rodas aro 14”, computador de bordo, duplo porta-luvas, conta-giros e detalhes externos na cor do veículo, ou com 1.4 e adicionando a isso farois de neblina e abertura do porta-malas pelo logotipo da tampa. Já a Essence só traz o 1.6 16v e agrada ao vir com ar-condicionado, painel em cores exclusivas, rodas de 15”, vidros dianteiros e travas elétricos, e acessórios como detalhes cromados no interior.

A lista de opcionais enche os olhos ao oferecer itens como airbags frontais e laterais, freios com ABS e EBD, volante multifuncional e sistema de som multimídia com Bluetooth. Fora o grande destaque da extensa linha de acessórios, ideia herdada do Uno e do 500 que contempla dezenas de adesivos de diversos temas para exterior e cabine, adereços aerodinâmicos e visuais. Assim como o Sporting, o Essence ainda pode vir com o câmbio Dualogic, e agora isso significa que ele também pode ter até borboletas de troca de marcha. Com tantas mudanças, sabe onde o Palio veio homenagear o antecessor? Nos preços, que não aumentaram de um para o outro.

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